A síndrome de burnout, que é estresse excessivo e crônico provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho será tema da palestra ministrada por uma psicóloga, abordando conceitos e como prevenir.
Compondo as ações do Janeiro Branco, mês em favor da saúde mental e emocional, o Lar Nova Vida de Araras vem oferece uma palestra aberta ao público nesta quinta-feira (24) na Casa da Memória Pedro Pessotto Filho, situada à Praça Barão de Araras, 30 – Solar Benedita Nogueira, no Centro de Araras.
Com o tema “Burnout – A síndrome relacionada ao trabalho. Conceitos e Prevenção”, a palestra, que terá início às 15h30, será ministrada pela psicóloga Léa Ramos. A síndrome de burnout está relacionada ao estresse excessivo e crônico provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho.
Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo telefone (19) 3542 – 6388.
Janeiro Branco – Problemas frequentes
Entre os problemas mais frequentes relacionados à saúde mental, estão à ansiedade, mal-estar psicológico ou stress continuado, depressão, dependência de álcool e outras drogas, perturbações psicóticas (esquizofrenia), atraso metal, demências, transtorno alimentares (anorexia nervosa e bulimia), transtornos pós-traumáticos, entre outros casos.
Por que do mês e por que da cor?
Com a intenção de mobilizar a sociedade em geral a respeito da saúde mental, o “Janeiro Branco” foi criado em 2014, no Estado de Minas Gerais.
Janeiro é o primeiro mês do ano e por esse motivo, tem a ideia de um novo começo, novos planos, novos caminhos a seguir e um novo estilo de vida. Já a cor branca, simboliza um quadro ou papel em branco, onde novas histórias podem ser escritas ou desenhadas.