Má qualidade do asfalto está entre motivos para problemas com veículos
Um levantamento feito pela Polícia Militar mostra que o número de viaturas tiradas de circulação este ano é maior que a quantidade de veículos entregues para a polícia em Piracicaba (SP). Entre os motivos apresentados pela instituição para que os veículos saiam de circulação está a má qualidade do asfalto na cidade.
A 1ª Companhia de Polícia Militar foi a que mais teve viaturas tiradas de circulação em Piracicaba. Atualmente, ela tem um efetivo de 13 veículos, seis carros e sete motocicletas, mas foram tiradas de circulação seis viaturas e repostas apenas três, um carro e duas motos.
Segundo levantamento da Polícia Militar, atualmente, há 62 veículos entre motos e viaturas em Piracicaba, sendo 22 motos e 40 viaturas nas três companhias de polícia da cidade mais a força tática.
Desses veículos, 12 motos e viaturas foram tirados de circulação. Em 2017, foram recebidas nove viaturas para Piracicaba, entre motos e carros, e quatro estão fora de circulação para saírem da cidade.
A nota da Polícia Militar aponta três justificativas para a baixa de viaturas na cidade: “malha asfáltica de baixa qualidade; grande quantidade de buracos e valetas; e burocracia nos trâmites para conserto, preconizada nas leis de licitações, que visa a maior transparência na contratação de mão de obra e peças para realização de tais consertos”.
Moradores da cidade sentem insegurança com a falta de ronda da polícia e reclamam da falta de viaturas. “Aqui na área central e nos outros bairros como o Jardim das Flores”, reclama a operadora de produção, Claudenice Duarte.
Comerciantes do Centro também questionam a situação. O dono de uma loja que foi invadida por criminosos em outubro instalou uma câmera na loja e faz o monitoramento ele mesmo durante a madrugada.
Segundo o especialista em segurança pública Ruiryllo de Magalhães, o número de viaturas em Piracicaba não é suficiente para a cidade. “Que venham pelo menos mais 15 viaturas, pra poder surtir algum efeito, ter um policiamento mais efetivo, e os policiais também se sentirem mais estimulados sabendo que o Estado também dá o reconhecimento do trabalho deles.”
Apesar das reclamações dos moradores, a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública informou que Piracicaba recebeu cinco novas viaturas e, como já havia um excedente de 11 veículos, sete foram remanejadas para outras unidades da região.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.