A Receita Federal liberou o programa para o envio do Imposto de Renda 2020 e divulgou as regras para a declaração neste ano
Os contribuintes terão dois meses para enviar os dados ao Fisco. O prazo para entrega do documento começa no dois de março e termina no dia 30 de abril.
Precisa prestar contas ao Leão quem recebeu mais de 28 mil, 559 reais e 70 centavos em 2019.
Algumas outras situações também obrigam o contribuinte a enviar a declaração, como ter recebido rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a 40 mil reais no ano passado ou ter obtido receita bruta em valor maior que 142 mil 798 reais e 50 centavos em atividade rural.
A expectativa da Receita Federal este ano é receber 32 milhões de declarações dentro do prazo.
Lembrando que o contribuinte que não entrega as informações ou envia o documento fora do prazo paga multa de, no mínimo, 165 reais e 74 centavos. Mas a penalidade pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.
Todas as regras para a declaração estão no site receita.economia.gov.br
É lá também que o contribuinte deve acessar para baixar o programa, se a opção for enviar a declaração pelo computador.
Quem preferir, pode enviar os dados por smartphone ou tablet. Nesses casos, o download do aplicativo da Receita deve ser feito na Google Play, para dispositivos Android, e na Apple Store, no caso de dispositivos que operam o sistema iOs.