Regras que definem quem paga ou não o imposto variam de estado para estado. Veja quais são elas a seguir.
A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é feita todos os anos aos proprietários de veículos. Ela varia conforme o valor venal do automóvel, que utiliza como referência a tabela de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômica (Fipe).
Mas o que nem tudo mundo sabe é que alguns veículos são totalmente isentos do pagamento do imposto. As regras que definem quem paga ou não varia de estado para estado. Porém, no geral, carros com mais de 20 anos de fabricação têm direito ao IPVA grátis.
Carros que não precisam pagar o IPVA em 2022
Veja a seguir a regra com base no tempo de fabricação que garante a isenção do IPVA este ano:
- Carros com 10 anos de fabricação: Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
- Carros com 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espirito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins;
- Carros com 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
- Carros fabricados até o dia 31 de dezembro de 2000: Alagoas;
- Carros com 20 anos de fabricação: São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Sul;
- Veículos produzidos até 1985: Santa Catarina;
- Redução Progressiva: Minas Gerais e Pernambuco.
Além do tempo de fabricação, também recebem isenção do imposto: taxistas, igrejas e entidades sem fins lucrativos, pessoas com deficiências (PcDs), veículos oficiais do governo, além de ônibus ou micro-ônibus urbanos.
Casos específicos, como furto, roubo, apreensão judicial ou sequestro, por exemplo, são situações que podem gerar a dispensa do pagamento.
Veja mais sobre acessando: editalconcursosbrasil.com.br