Lixo ‘invade’ praia em SP e morador faz selfie como protesto: ‘Muito triste’

PUBLICIDADE

Derek Cruz, morador de Praia Grande (SP), se assustou ao ver a areia da praia repleta de lixo. Prefeitura diz que já reforçou a manutenção.

Por Andressa Barboza, G1 Santos

Uma grande quantidade de lixo ‘invadiu’ as praias de Praia Grande, no litoral de São Paulo, após as chuvas fortes que atingiram as cidades da Baixada Santista nos últimos dias. Derek Cruz, morador da cidade, disse que fez a selfie com os sacos plásticos para tentar ajudar na conscientização do descarte correto de lixo. A prefeitura informou que reforçou o serviço de manutenção da orla.

Derek, que tem um canal nas redes sociais que oferece dicas de surfe, vai à praia diariamente pela manhã recolher microlixos na areia. Na manhã de terça-feira (4), o cenário visto pelo jovem de 26 anos foi inusitado “Um amigo me ligou e disse que eu tinha que ir até a praia pois tinha muito lixo. Eu sabia que encontraria bastante coisa, mas quando vi me assustei. Nunca tinha visto a praia tão suja assim, não dessa maneira”, explicou.

A praia visitada por Derek fica no bairro Vila Caiçara. O lixo, que segundo a Prefeitura de Praia Grande foi carregado durante as chuvas, invadiu a areia e estava localizado próximo a uma saída de água pluvial. Segundo ele, em meio aos sacos plásticos, tinha todo o tipo de material que, inclusive, podem oferecer riscos aos animais marinhos.

“O mais diferente que eu vi foi o escapamento de uma moto, mas tinha muitas garrafas de vidro quebradas, placas de metal, tinha de tudo. Faço os vídeos para o canal recolhendo microlixos para ajudar na conscientização e é muito triste ver isso. Isso é a população que faz, é lixo na rua”. Após os registros, Derek e mais alguns amigos recolheram parte do lixo que encontraram.

Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos de Praia Grande (Sesurb) informou que o volume de água escoada pelo sistema de drenagem municipal carregou o lixo, muitas vezes descartado irregularmente pela população nas vias e áreas públicas, até a praia. O setor afirmou ainda que iniciou na terça-feira (4) reforço no serviço de manutenção da orla para garantir a limpeza no trecho.

Morador de Praia Grande (SP) registrou lixo acumulado em praia da cidade — Foto: Arquivo Pessoal/Derek Cruz

Perigo aos animais

De acordo com dados do Instituto Gremar, cerca de 80% a 90% dos animais que são recolhidos nas praias da Baixada Santista, onde o Gremar atua, são vítimas de ingestão de resíduos sólidos. O plástico é o mais comum deles. Destes animais, as tartarugas são as mais afetadas pois se alimentam de algas que ficam no costão.

Segundo os biólogos, as tartarugas, principalmente as tartarugas-verdes, ficam próximas para poder se alimentar. Por conta da poluição, do descarte incorreto de lixo, elas podem acabar se confundindo ou se alimentar de alguma alga que tenha um resíduo preso.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT