Mais de 30 mil pessoas devem visitar o cemitério municipal no “Dia de Finados” em Araras, SP

PUBLICIDADE

Túmulos dos médicos Dr. Narciso Gomes e Dr. Nelson Salomé deverão ser os mais visitados

Em 2 de novembro, celebramos o “Dia de Finados”. No Brasil e em vários outros países, esta data é feriado nacional. A capela do Cemitério Municipal terá missas nesta quinta-feira (2), a partir das 8:307h. As celebrações serão presididas por padres da cidade.

Nossa reportagem esteve nesta manhã se terça-feira (31), no Cemitério Municipal de Araras (SP), e notamos uma grande movimentação de pessoas, a expectativa é que mais de 30 mil pessoas visitem o local esta semana. O movimento de visitantes já vem se intensificando nos últimos dias.

O Cemitério Municipal estará aberto das 6h às 20h, nos dias 02, 03, 04, 05. (quinta, sexta, sábado e domingo). A principal orientação é que as pessoas retirem a embalagem plástica dos vasos, evitando que ela acumule água e possa servir como criadouro de insetos, como o Aedes aegypti, principal transmissor da dengue.

Túmulo do Dr. Narciso Gomes

Acredito que um grande número de pessoas, quando visita o campo santo, dá uma paradinha no túmulo onde está sepultado o Dr. Luis Narciso Gomes, o Pai da Pobreza, falecido em 24/08/1923. Portanto, este mês faz exatamente 94 anos de sua despedida desse mundo.

Segundo o brilhante historiador Emílio Wolff, em seu livro, Narciso Gomes nasceu na formosa ilha de Itaparica, na Bahia, dia 9/2/1857, há 160 anos. O início de seu consultório médico foi na própria residência, na rua Tiradentes, n° 36, sendo mais tarde transferido para a esquina da mesma rua, onde funcionava até há pouco tempo a Farmácia Barreto.

Em 1923 foi eleito Prefeito Municipal de Araras. Dr. Narciso Gomes, cidadão benemérito, cuja gratidão eterna e imorredora o povo ararense lhe devota pela amplitude de sua ação caritativa. A ele se deve a fundação do Templo de Caridade, que é o nosso majestoso Hospital São Luis, da Irmandade de Santa Casa de Misericórdia de Araras.

Outro médico que é muito lembrado também nesta data, é o Dr. Nelson Salomé. 

Vitimado por complicações cardiovasculares, em decorrência de um acidente vascular cerebral que o havia deixado acamado desde outubro de 2008, o médico faleceu num domingo, 5/12/2010, no Hospital Unimed na cidade de Araras (SP), o ex-deputado estadual Nelson Salomé. Era filho de José Salomé e de Luiza de Lima, tendo nascido na cidade de Araras, em 15/5/1931.

Após realizar os cursos regulamentares em sua cidade, formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1959. Era médico ginecologista, obstetra, e também anestesiologista. No ano de 1960, ingressou como médico do hospital São Luiz da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras, onde, por sua abnegação à profissão e a seus pacientes, chegou a morar. Nesse hospital, dedicou mais de quarenta anos de sua vida à medicina, exercendo também a função de diretor clínico a partir de 1989, o que se estendeu por muito tempo.

Em 1969 assumiu o cargo de presidente da Associação Paulista de Medicina, em Araras, permanecendo na função até 1971. Da APM foi delegado regional entre 1975 e 1985. Fez parte da Fundação Hermínio Ometto, que congrega faculdades e universidades no Estado de São Paulo, como vice-presidente da entidade no período de 1973 a 1991, e dessa data até 1995, como seu 2º vice-presidente. Foi membro do Conselho Superior da fundação, entre os anos de 1995 a 2000.

Ingressou na política quando concorreu pelo partido governista Aliança Renovadora Nacional (Arena), nas eleições de 15 de novembro de 1972, para o cargo de vice-prefeito de Araras, permanecendo na função até 31 de janeiro de 1977. No pleito de 1976, foi eleito, pela Arena, vereador à Câmara Municipal de sua cidade, exercendo o mandato entre 1º de fevereiro de 1977 e 31 de janeiro de 1983. Com o fim do bipartidarismo filiou-se ao Partido Social Democrático (PDS), que sucedeu a Arena. Assumindo seu mandato parlamentar, foi eleito presidente da edilidade de Araras, para o biênio 1977/1979. Foi reconduzido nas eleições de 15 de novembro de 1982, para mais um mandato de vereador de Araras, para a legislatura de 1983 a 1987. Seria novamente vice-prefeito de sua cidade no período de 1º de janeiro de 1989 a 31 de dezembro de 1992, pelo Partido Democrático Social.

Foi secretário municipal de Saúde de Araras (SP) entre janeiro de 1989 e abril de 1990, quando se desincompatibilizou para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

+ CLIQUE AQUI E VEJA OUTRAS NOTÍCIAS

 

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT