Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar
De cada dez escolas dos anos iniciais do ensino fundamental avaliadas em 2015, sete ainda não chegaram ao patamar mínimo de qualidade definido pelo Ministério da Educação.
Enquanto isso, 39% delas ainda estão distantes da meta nacional estipulada pelo próprio MEC para 2021, que corresponde ao nível 6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar, que envolve taxas de aprovação, reprovação e abandono, com o desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
Em dez anos, o número de escolas que conseguiram atingir o patamar mínimo de qualidade saltou de 116 em 2005 para 11.112 em 2015. Mesmo assim, mais de 27 mil escolas ainda precisam alcançar o índice.
A última edição da Prova Brasil terminou de ser aplicada neste mês, e os resultados serão divulgados no segundo semestre do ano que vem.
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