Inserção é automática quando titular da conta é o próprio beneficiário e portador do Número de Identificação Social (NIS) ou Benefício de Prestação Continuada.
O município de Araras (SP) tem pelo menos 5.509 moradores de baixa renda com direito à tarifa social, que concede desconto na conta de energia elétrica. Apesar disso, muitos desconhecem o benefício.
Quando o titular da conta de energia elétrica é o próprio beneficiário e portador do Número de Identificação Social (NIS) ou Benefício de Prestação Continuada, a Elektro faz a inscrição automaticamente.
Contudo, quando a titularidade está no CPF de outra pessoa, é preciso fazer uma inscrição. (veja abaixo como fazer nesse caso).
Como solicitar o benefício da conta social
O programa isenta o pagamento da conta de luz para quilombolas e indígenas ou reduz em até 65% o valor para clientes inseridos nos programas sociais do governo federal.
“Elas já estavam cadastradas e possuem o mesmo CPF na nossa empresa e, com isso, a possibilidade da inserção automática do desconto”, disse o representante institucional da Elektro André Fernandes.
Caso contrário, é necessário que o cliente procure a distribuidora para que receba o benefício. A inscrição pode ser feita por meio do Whatsapp da Elektro (19) 2122-1696, site oficial (para cadastrar é preciso criar um login), pelo telefone 0800 701 0102, lojas de atendimento ou em um dos pontos de atendimento da empresa.
Caso não tenha inscrição em programas sociais, a pessoa tem que procurar o Centro de Referência e Ação Social (Cras) (veja endereços abaixo) e depois acionar a concessionária. “Lá ela terá a orientação de como obter o NIS, que é o número de identificação social e outros detalhes que possibilitarão ela nos procurar e solicitar o desconto”, disse Fernandes.
Quem não possui o registro, mas tem renda menor do que meio salário-mínimo por pessoa na residência, também deve procurar o Cras.
“Uma vez que o cliente tem a possibilidade de um desconto tão significativo, ele irá conseguir fazer o pagamento da conta, diminuindo a inadimplência”, disse Fernandes.
Endereços do Cras
Segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:
- Cras José Ometto: Avenida Irineu Carrocci, 200 – Jardim Jose Ometto II (Telefone: 3551-1829 / 3542-3114)
- Cras Irmã Annadora Sironi: Avenida Governador Garcez, 137, Belvedere (Telefone: 3544-7345 / 3541-8553)
- Cras Brasilio Penteado Castro: Rua Padre Casemiro, 165 – Vila Queiroz (Telefone: 3542-1669).