A picada pode ser perigosa em crianças e idosos por causa da fragilidade do sistema de imunidade.
O aparecimento de escorpiões em praticamente todas as regiões de Araras (SP), tem deixado a população em alerta. Desde a semana passada nossa reportagem está recebendo fotos de diversos bairros onde em sua maioria donas de casa, estão encontrando escorpiões em suas residências.
Ana Luíza Rodrigues Alves, encontrou o animal na cozinha de sua casa no bairro Parque Santa Cândida. Ela relata que tem crianças e está muito preocupada com toda essa situação.
Já dona Maria Francisca Martins, encontrou um escorpião no quintal de sua residência, localizada no bairro José Ometto 1. Ela capturou o animal e o colocou em um pote de vidro.
Sintomas e tratamento
A picada do escorpião causa dor intensa, inflamação no local, sensação de ardência ou agulhadas, e pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suor, enjoo, vômito, dificuldade para respirar e queda de pressão. A picada pode ser ainda mais perigosa em crianças e idosos por causa da fragilidade do sistema de imunidade.
A depender da espécie, o tratamento pode ser feito em casa com alguns cuidados como aplicar gelo no local, proteger a pele com um pano limpo, tomar analgésicos para o alívio da dor e repouso. “Mas o indicado é procurar imediatamente alguma unidade de saúde para que o médico possa avaliar a situação, pois a depender do caso, a pessoa terá que receber o soro antídoto do veneno. Se possível, levar o animal em um potinho para ajudar no diagnóstico”, orienta a veterinária Monique.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.