O câncer se desenvolve em animais, assim como em humanos. Incidência é relativamente pequena, mas a prevenção também é importante.
Em outubro, foi o mês onde tivemos a campanha de conscientização chamado ‘Outubro Rosa’, que tem como objetivo, alertar principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Mas, você sabia que pets também podem sofrer dessa doença e que a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar a vida deles?
O câncer de mama atinge mais cadelas do que gatas e é mais frequente após os 5 anos de idade, tendo maior incidência após os 10 anos. Machos de ambas espécies são raramente acometidos.
A causa do câncer nos pets não tem uma origem única, porém alguns fatores podem aumentar as chances de desenvolvimento da doença, como por exemplo o fator hormonal. Distúrbios endócrinos e o uso das chamadas “vacinas anti-cio” ou “anticoncepcionais”, podem estimular o desenvolvimento de células com características de malignidade (câncer).
Agora é a vez do novembro azul, que é um movimento de conscientização a respeito de doenças que afetam a saúde do homem, sendo que as campanhas dão mais ênfase na prevenção do câncer de próstata. Mas não são apenas os humanos que precisam passar por exames preventivos. Isso porque esse tipo de câncer também se desenvolve nos animais domésticos.
No entanto, a incidência é maior em cães de grande porte. Normalmente, os sintomas começam a surgir nos pets mais idosos. O tumor apresenta alto grau de malignidade, causando metástases, ou seja, afetando vários outros órgãos. A dificuldade para defecar, incontinência urinária, complicação respiratória, constipação intestinal e perda de peso são os principais sintomas.
Para saber mais sobre essas duas ações de saúde para o seu animalzinho de estimação, nossa reportagem foi conversar com a médica veterinária Dra. Priscila Alves Gutierrez – Animal Planet Hospital Veterinário. Assista ao vídeo:
A Animal Planet, é um hospital veterinário com mais de 13 anos no mercado. Fundada e dirigida por Paulo Côrte Neto (CRMV-SP 15279), a instituição é reconhecida regionalmente pelos cuidados com a saúde e o bem estar dos peludos.
O hospital conta com aproximadamente 900m², possui recepção externa e interna, sala de vacina para filhotes, duas salas para exames, centro cirúrgico, unidade de tratamento intensivo, sala de esterilização de equipamentos, laboratório clínico, pet store, centro estético, farmácia especializada e hotel.
O atendimento funciona 24 por dia, 7 dias por semana, para garantir o socorro rápido e especializado em casos de emergências. Das 8h às 19h é possível efetuar consultas pré-agendadas com especialistas ou clínico geral, inclusive marcar uma consulta domiciliar.