Em caso de superdosagem podem ocorrer sintomas gastrointestinais tais como náuseas, vômitos e diarreia.
Na noite deste domingo (17) um morador do bairro Parque Tiradentes procurou atendimento da UPA 24h “Elisa Sbrissa Franchozza” por conta de uma possível inflamação na gargante e ouvido de sua filha de 7 anos de idade.
Após ser consultada, o médico Dr. Fernando G. Guardia, acabou receitando uma superdosagem de AMOXILINA 250ml, indicando para que fosse ministrada para criança que pesa 24kg 16ml de 12 em 12 horas, conforme receita assinada por ele:
“Por sorte a atendente que distribui remédios no CAEM muito atenciosa, percebeu o erro e não entregou a medicação por conta da superdosagem e pediu para que levasse a receita para o médico rever a dosagem. Ele tinha colocado 15 ml, e depois rasurou para 16”, disse o pai.
Na bula que está disponível na internet, a dose recomendada para crianças dos 3 aos 12 anos é de 5 mL da suspensão 250 mg/5 mL, de 8 em 8 horas.
Em caso de superdosagem podem ocorrer sintomas gastrointestinais tais como náuseas, vômitos e diarreia. Nestes casos, o tratamento deve ser sintomático com atenção ao balanço hidreletrolítico. A amoxicilina pode ser removida da circulação por hemodiálise.
Nesta segunda-feira (18) o pai esteve novamente na UPA 24 e foi orientado pelo diretor do local Jonas Alves de Araújo, que pediu para ele voltar com a criança hoje para consultar com outro médico ou esperar até sexta-feira (22) para passar novamente com o Dr. Fernando G. Guardia para rever a dosagem.
Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial deste texto sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservados ao site REPÓRTER BETO RIBEIRO
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.