Médico da Vigilância Epidemiológica fala dos casos suspeitos de coronavírus e exames em Araras, SP

PUBLICIDADE

Os principais sintomas do coronavírus envolvem dor de cabeça, tosse, dificuldade respiratória e febre.

Na tarde desta quinta-feira (26), a Prefeitura Municipal divulgou um Boletim Médico com o Dr. Rodrigo Klein – médico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Araras (SP).

Ele falou dos casos suspeitos na cidade, e também sobre a chegada dos laudos do IAL para diagnóstico dos casos. A previsão é que as análises sejam concluídas em 15 dias, mas o prazo depende da logística e da demanda do laboratório.

Os principais sintomas do coronavírus envolvem dor de cabeça, tosse, dificuldade respiratória e febre. A transmissão do covid-19 acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.

Embora não haja casos confirmados de coronavírus em Araras, o covid-19 pode estar circulando na cidade em pacientes assintomáticos ou ainda em pessoas que apresentam sintomas leves da doença.

“Para cada caso grave, há outros casos leves e subclínicos. Esse é o grande problema da saúde: as pessoas que não apresentam sintomas, mas podem estar infectadas e transmitindo o vírus para outras por aí. Por isso, mais do que nunca, é importante ficar em casa. Quarentena não é sinônimo de férias, é uma precaução para evitarmos problemas graves no futuro”, acrescentou o médico Rodrigo Klein, da Vigilância Epidemiológica de Araras.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT