Vigilância Epidemiológica reforça a importância da imunização para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde para a campanha, que segue até dia 5; adesão é baixa também entre gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias).
Muitos pais ainda não levaram seus filhos para tomarem a vacina contra a gripe, disponível para crianças maiores de seis meses e menores de seis anos nas seis salas de vacinação da rede municipal de saúde.
Segundo balanço da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 57% do público-alvo dessa faixa etária já foi imunizado, apesar das medidas adotadas pela pasta para ampliar e facilitar a aplicação das doses – com horário estendido de funcionamento das salas de vacina até as 20h na semana de 11 a 15 de maio.
A campanha nacional de vacinação segue até o dia 5 de junho, imunizando grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Além das crianças, as doses são destinadas a gestantes, puérperas, idosos, caminhoneiros, os profissionais do transporte público, os portuários, integrantes das forças de segurança, deficientes, doentes crônicos, população privada de liberdade e indígenas, professores e adultos entre 55 e 59 anos.
A baixa adesão dos grupos, no entanto, vem preocupando a Vigilância Epidemiológica da cidade, que reforça a importância da imunização, especialmente, neste período em que as complicações respiratórias são mais frequentes.
“A vacina não previne contra o novo coronavírus, causador da covid-19, mas imuniza contra os outros tipos de vírus que podem provocar gripes e outras complicações respiratórias graves. Ela é a única proteção contra essas doenças”, reforça a enfermeira do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Tavane Alselmo Malaguesse.
De acordo com levantamento do setor, até esta terça-feira (26), a imunização atingiu ainda 52% das gestantes, 57% das puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) e 40% dos adultos entre 55 e 59 anos. Neste período, 720 professores também foram vacinados.
O número está bem abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura vacinal. O horário de funcionamento das seis salas de vacina é das 8h às 15h30. Outras informações sobre a Campanha de Vacinação podem ser obtidas pelo telefone 3543-1522, ramais 219 e 226.
Locais onde são aplicadas as doses da vacina*: CS2 Dr. João Geraldo Noronha (Belvedere); PSF Edmundo Ulson (Parque Tiradentes); PAM Antônio Carlos Fabrício (José Ometto 2); PAM Dr. Osvaldo Salvador Devitte (Narciso Gomes); PSF Madre Carla Rabolin (Jardim Alvorada); PSF Ênio Vitalli (Jardim Piratininga).
*das 8h às 15h30