Mercados apostam em produtos prestes a vencer

PUBLICIDADE

O que determina a disponibilidade de cada produto nas gôndolas promocionais é a oferta do item na loja e a data de validade estabelecida por cada fabricante.

Prática usual na Europa, é cada vez mais comum encontrar supermercados que vendem produtos perto do vencimento com um preço bem abaixo do convencional. A “moda” que começou há cerca de 5 anos está se tornando uma prática de varejistas de Araras (SP) para evitar o desperdício de alimentos, fidelizar clientes em busca de preços baixos e claro, não sair no prejuízo.

Dependendo das características das lojas, os produtos podem ocupar uma gôndola inteira para itens de mercearia e espaços próprios em freezers para os refrigerados. Para isso, as lojas investem na comunicação visual no próprio ponto de venda. O que determina a disponibilidade de cada produto nas gôndolas promocionais é a oferta do item na loja e a data de validade estabelecida por cada fabricante. Em geral, produtos refrigerados – com prazo de validade mais curto – costumam ser ofertados em períodos mais próximos da data de vencimento que os itens de mercearia. O objetivo da companhia é reduzir o desperdício de alimentos, incentivando o consumo e a oferta consciente.

A orientação sobre este assunto é do advogado Kleber Luzetti – Advocacia Fernandes & Luzetti:

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT