Meta de vacinação contra Sarampo e Pólio é superada em Araras, SP

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)
PUBLICIDADE

Clubes Rotários da cidade se uniram e incentivaram pais no cuidado com os filhos.

Diferente de muitas cidades da região, que terão um novo “Dia D” para vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, em Araras (SP) não será necessário. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde o município cumpriu a meta, e com louvor. Enquanto os municípios penam para conscientizar os pais a garantir essa dose de prevenção, Araras atingiu a marca de 99,61% das crianças que formam o público alvo.

Esta Campanha Nacional de Vacinação terminaria em todo o país nesta sexta-feira, 31 de Agosto, porém, sem o alcance esperado, deve haver prorrogação ainda em vários lugares. Até uma semana trás, em todo o país, apenas 62% do público alvo – crianças entre um ano e menores de cinco anos de idade, tinham sido imunizadas, bem distante dos 95% estipulados pelo Ministério da Saúde.

Em Araras, para dar uma forcinha na campanha, a Família Rotária se uniu, e fez uma verdadeira mobilização, não apenas nos postos de saúde, mas em pontos estratégicos da cidade, entre escolas, supermercados e semáforos, distribuindo folhetos explicando a importância da vacina.

Folhetos foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade para chamar a atenção dos pais – divulgação

Os Rotary Araras, Araras-Sul e Alvorada, além do Rotaract e Interact, não mediram esforços e agora comemoram a meta superada. “Olhar esses números é a melhor recompensa para o nosso trabalho.

Não há nada que pague saber que cumprimos uma missão. Mas, por hora, ficamos na torcida para que todas as cidades alcancem o mesmo objetivo. A proteção é para todos”, fala com o emoção o empresário Adão Lopes, presidente do Rotary Club de Araras Alvorada.

E não é de hoje que o Rotary se envolve com campanhas de vacinação, principalmente quando o foco é a poliomielite, que causa a “paralisia infantil”.

Desde 1985 a preocupação é mundial, quando Rotary International lançou a campanha Pólio Plus, com meta de erradicar a doença em qualquer país. E assim, ao longo destes mais de 30 anos, houve uma queda de 99º no número de casos da doença em todo o mundo.

Casos de sarampo

Atualmente, o Brasil enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e no Amazonas. Até o último dia 21, foram confirmados 1.087 casos no Amazonas, enquanto 6.693 permanecem em investigação. Já Roraima confirmou 300 casos da doença e 67 continuam em investigação.

Há ainda, de acordo com o ministério, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (2), Rio de Janeiro (18), Rio Grande do Sul (16), Rondônia (1), Pernambuco (2) e Pará (2).

Presidentes dos Rotary´s da cidade: Adão Lopes (Alvorada), Bruno Rosa (Araras-Sul) e Paulo Consoni (Araras), com o secretário de Saúde Luis Emílio Salomé – divulgação

Já para a Pólio, se não fosse a vacina, diz o ministério, o país não teria enfrentado um dos maiores desafios de sua saúde pública. Até a erradicação, foram 26.827 casos de poliomielite entre 1968 e 1989. Os anos 70 registraram a maior parte dos casos. Há um pico em 1975, com 3.596 registros. Outro ano com muitos casos foi 1979, com 2.564 infecções.

Foi só em 1989, com campanhas intensas e iniciativas nacionais, que o Brasil registrou o último caso do vírus selvagem, em Souza, na Paraíba.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT