Ministério da Saúde cria canal no Whatsapp para combater notícias falsas

PUBLICIDADE

O serviço é gratuito.

O Ministério da Saúde criou um canal no Whatsapp para combater as chamadas fake news. A pasta criou um canal para que a população possa consultar se a notícia que recebeu por mensagem ou viu em redes sociais é mesmo verdadeira ou se é apenas um boato.

Funciona assim: a pessoa manda a mensagem, que pode ser um texto ou uma imagem, para o número de whatssapp 61 9 9289-4640.

O conteúdo será encaminhado para a área técnica responsável por aquele assunto e o cidadão receberá uma resposta com um carimbo na mensagem, informando se ela é verdadeira ou falsa.

O ministério também vai disponibilizar as notícias analisadas no site saude.gov.br/fakenews e nos perfis do ministério nas redes sociais.

O serviço é gratuito.

Em nota, o Ministério da Saúde classificou as fake news como “praga da modernidade” que é usada para manipular, enganar, iludir e prejudicar.

E lembrou que o perigo é ainda maior quando se trata de saúde, já que uma notícia falsa pode colocar em risco a saúde das pessoas.

Lembrando, então, o número do novo canal do Whatssap do Ministério da Saúde para confirmar a veracidade de informações relacionadas à saúde é 9 9289 4640. O código de área é 61.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT