Morador denuncia despejo de esgoto in natura da ETE no Rio Mogi Guaçu em Araras, SP

PUBLICIDADE

De acordo com José Carlos Martini Júnior, presidente do SAEMA, em nome da autarquia ele afirma compromisso com o meio ambiente e de que continua tratando 100% do esgoto coletado, buscando uma eficiência cada vez maior no tratamento.

O músico Alexandre Braz, mais conhecido por “Xandão”, usou suas redes sociais nesta quarta-feira (24) para denunciar o despejo de esgoto in natura nas águas do Rio Mogi Guaçu em Araras (SP).Segundo ele, o rio está sendo poluído pelo despejo de esgoto sem tratamento sendo uma das piores consequências da poluição a mortandade de peixes, situação registrada há anos no município. Assista abaixo:

O que diz o SAEMA

De acordo com José Carlos Martini Júnior, presidente do SAEMA, em nome da autarquia ele afirma compromisso com o meio ambiente e de que continua tratando 100% do esgoto coletado, buscando uma eficiência cada vez maior no tratamento. “Estamos trabalhando também para que nem esses episódios raros voltem a acontecer”, afirma Martini.

Ele ressaltou ainda com relação a coloração, que é visualizada nesse vídeo que foi apostado em alguns grupos, ela é normal. “É resultado do tratamento por conta do esgoto tratado bater no fundo do rio e nas margens do rio, ele vai oxigenando e acaba gerando essa espuma, mas se observar a em torno de 50 metros pra frente, aí da onde foi feito esse vídeo, para o outro lado da ponte, já vai verificar que não há mais espuma, ela vai se dissolvendo ao longo do curso da água, mas isso também é normal, não significa que não está vendo o tratamento do esgoto”, disse o presidente da autarquia.

Durante entrevista no programa MANHÃ TOTAL, ele falou sobre a licença de operação da estação de tratamento junta a CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Ouça abaixo:

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT