De acordo com José Carlos Martini Júnior, presidente do SAEMA, em nome da autarquia ele afirma compromisso com o meio ambiente e de que continua tratando 100% do esgoto coletado, buscando uma eficiência cada vez maior no tratamento.
O músico Alexandre Braz, mais conhecido por “Xandão”, usou suas redes sociais nesta quarta-feira (24) para denunciar o despejo de esgoto in natura nas águas do Rio Mogi Guaçu em Araras (SP).Segundo ele, o rio está sendo poluído pelo despejo de esgoto sem tratamento sendo uma das piores consequências da poluição a mortandade de peixes, situação registrada há anos no município. Assista abaixo:
O que diz o SAEMA
De acordo com José Carlos Martini Júnior, presidente do SAEMA, em nome da autarquia ele afirma compromisso com o meio ambiente e de que continua tratando 100% do esgoto coletado, buscando uma eficiência cada vez maior no tratamento. “Estamos trabalhando também para que nem esses episódios raros voltem a acontecer”, afirma Martini.
Ele ressaltou ainda com relação a coloração, que é visualizada nesse vídeo que foi apostado em alguns grupos, ela é normal. “É resultado do tratamento por conta do esgoto tratado bater no fundo do rio e nas margens do rio, ele vai oxigenando e acaba gerando essa espuma, mas se observar a em torno de 50 metros pra frente, aí da onde foi feito esse vídeo, para o outro lado da ponte, já vai verificar que não há mais espuma, ela vai se dissolvendo ao longo do curso da água, mas isso também é normal, não significa que não está vendo o tratamento do esgoto”, disse o presidente da autarquia.
Durante entrevista no programa MANHÃ TOTAL, ele falou sobre a licença de operação da estação de tratamento junta a CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Ouça abaixo:
