Em caso de picada por escorpião ou cobra, procurar imediatamente orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento do acidente.
Uma moradora encontrou um escorpião na sala de sua casa, no Jardim Belvedere em Araras (SP). A espécie é do amarelo, comum na cidade e cujo veneno pode matar. Ela capturou o escorpião e pretendia levá-lo até a Vigilância Sanitária.
Escorpiões
É em locais com acúmulo de madeiras, entulhos, tijolos e folhagens que eles se alojam. “E isso muitas vezes, está no quintal, na frente de uma casa. Por isso, é importante limpar para evitar a proliferação de escorpiões. Existe escorpião na cidade inteira, mas são nesses locais que eles se alojam”, informou a Vigilância.
Mas em boa parte das casas onde escorpiões vem sendo encontrados, há entulhos que põem servir de abrigo para escorpiões. Eles vem tendo acesso aos locais através da rede de esgoto. “Locais que não possuem entulhos, os ralos e a rede de esgoto são o caminho. Através deles, os escorpiões ganham às casas”, afirmou a Vigilância.
Manter caixas de gordura, ralos internos e externos bem vedados pode evitar a passagem de escorpiões que transitam na rede de esgoto. Também é importante sacudir roupas e sapatos antes de utilizá-los para evitar acidentes.
Em caso de picada por escorpião ou cobra, procurar imediatamente orientação médica para avaliar a necessidade de tratamento do acidente.