Moradores cavam covas em praias de SP para afastar turistas no ‘megaferiado’

PUBLICIDADE

Ato seria contra fluxo de turistas da capital ao litoral paulista durante pandemia do novo coronavírus.

A faixa de areia de uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo, amanheceu nesta sexta-feira (22) com seis ‘covas’ em protesto contra a vinda de turistas para o litoral paulista durante o ‘megaferiado’ na capital, em vigor desde quarta-feira (20). Os municípios da Baixada Santista fizeram barreiras sanitárias para tentar impedir a entrada de turistas e a disseminação do novo coronavírus.

A gari Selma Regina Santos, de 34 anos, viu as ‘covas’ na Praia de Boraceia. Ela fez um registro da cena. “Estávamos coletando o lixo quando vimos as covas na faixa de areia. Chegamos perto para ver se não tinha nada dentro, enterrado. Estava vazio, era só pra chamar a atenção. Acredito que seja um protesto”, disse.

De acordo com Selma, o protesto teria sido feito por moradores da região contra a vinda de turistas ao litoral durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. “Um alerta para que todos fiquem em casa. Durante feriados e finais de semana, costuma aparecer gente na praia. É preocupante”, conta.

As cruzes afixadas em amontoados de areia simulando covas foram vistas também na Praia de Juquehy, em São Sebastião (SP). Os moradores simularam covas, colocaram cruzes na areia da praia e escreveram mensagens como ‘Fique em casa’.

Em nota, a Prefeitura de Bertioga confirmou que tratou-se de um protesto de moradores pela chegada de turistas na praia. O material foi retirado.

Praia em São Sebastião recebe cruzes em protesto contra ‘megaferiado’ em SP — Foto: Prefeitura de São Sebastião/Divulgação

‘Megaferiado’

Após o prefeito de São Paulo sancionar o decreto que antecipou feriados para tentar aumentar o isolamento social, prefeituras da Baixada Santista implantaram e reforçaram barreiras sanitárias para evitar a vinda de turistas à região.

O Estado de São Paulo prometeu ajudar as cidades do litoral para evitar a invasão de turistas no ‘megaferiado’ adotado em uma tentativa de ampliar o isolamento social e frear a disseminação do coronavírus.

Cruzes feitas de madeira foram afixadas em cima de ‘covas’ falsas. — Foto: Arquivo pessoal/Selma Regina
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT