Moradores em situação de rua participam de confraternização no Centro POP em Araras, SP

PUBLICIDADE

Durante o período em que permanecerem no Centro POP, os moradores de rua realizam atividades socioeducativas que envolvem inclusão familiar.

Na manhã desta quarta-feira (11), foi realizada uma confraternização de fim de ano da equipe Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, em Araras (SP). O momento especial foi compartilhado com as pessoas em situação de rua.

“Hoje foi dia de confraternização de fim de ano da equipe Centro POP, e claro fizemos questão de dividir este momento com as pessoas em situação de rua, vocês não tem ideia do quanto é gratificante ver um sorriso no rosto dessa pessoas! Agradeço o apoio do prefeito Junior Franco, da secretária de Ação Social e Inclusão Social Marilda Fachini, da nossa diretora Veri Figueiredo, da Inspetora Benedita Bertin – Guarda Civil Municipal, e principalmente a Deus por proporcionar tal momento! Obrigado de coração a todos”, disse Lúcio Casa Bela, diretor de coordenadoria do Centro POP.

Como funciona o Centro POP

Durante o período em que permanecerem no Centro POP, os moradores de rua realizam atividades socioeducativas que envolvem inclusão familiar; capacitação do cidadão; encaminhamento para cursos profissionalizantes; acolhimento e cuidado em Caps (Centro de Atendimento Psicossocial) e grupos de autoajuda; inserção na rede de ensino e disponibilização de atividades esportivas, culturais, de lazer e ocupacionais, bem como atividades religiosas e de valorização da autoestima, desenvolvidas com o apoio de voluntários.

O trabalho na unidade é articulado com a rede socioassistencial, com as demais políticas públicas e órgãos de direitos e proteção social. Também visa proporcionar a inserção destas pessoas no cadastro único para programas sociais e nos benefícios sociais, contribuindo na construção da autonomia, da inserção social e da proteção às situações de violência.

O Centro POP é composto por equipe formada por um coordenador, assistentes sociais, psicólogos, técnico de nível superior com formação em Direito, Pedagogia, Antropologia, Sociologia, Arte-educação, Terapia Ocupacional, profissionais de nível superior ou médio para a realização da abordagem social, desenvolvimento de oficinas socioeducativas, entre outras atividades, e auxiliar administrativo.

“O principal objetivo deste trabalho, além do abrigo contra o frio, é reinseri-los na sociedade e tentar resgatar os vínculos familiares das pessoas em situação de rua. A ideia é que elas possam recuperar sua autoestima e, além disso, favorecer a mudança do olhar da sociedade em relação às pessoas em situação de rua”, comentou Lúcio.

O Centro Pop Dr. Narciso Gomes funciona na Rua Visconde do Rio Branco, 675, Centro. O telefone para contato é 3547-6672.

VEJA TAMBÉM: Bandidos cumprem promessa e devolvem carro roubado de família: ‘Cômico e trágico’

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT