Moro autoriza uso da Força Nacional nas ações de combate ao coronavírus

PUBLICIDADE

Além de ajudar no trabalho do Ministério da Saúde, o ministro da Justiça disse que a Força Nacional poderá também atuar para garantir a segurança pública em determinadas situações.

Uma portaria do ministro da Justiça, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional de Segurança nas ações de combate ao novo coronavírus.

O ministro da Justiça, Sergio Moro, explicou que a Força Nacional poderá atuar para: Garantir segurança para o trabalho dos profissionais da saúde; Ajudar os profissionais de saúde para garantir o atendimento com segurança; Reforçar o policiamento de Upas, centros de saúde e hospitais; Dar apoio à distribuição de produtos médicos, farmacêuticos, de higiene e alimentos; Atuar no policiamento e guarda ostensiva para evitar saques e vandalismo; Aplicar medidas coercitivas em quem descumprir o isolamento ou se recusar a fazer exames.

Além de ajudar no trabalho do Ministério da Saúde, o ministro Sergio Moro disse que a Força Nacional poderá também atuar para garantir a segurança pública em determinadas situações. “Foi uma medida que nós entendemos oportuna e necessária até para deixar também a Força Nacional preparada para uma intervenção, se essa intervenção for necessária, uma intervenção mais relacionada a segurança pública”, disse o ministro Moro.

Moro falou também que as fronteiras do Brasil continuam fechadas, mas reforçou que a entrada dos brasileiros está garantida. “Nenhum brasileiro pode ser deixado pra trás e a contingência de ele ter sido surpreendido pela epidemia em um país não faz menos brasileiro ou menos necessitado do nosso apoio.”

Portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública — Foto: Reprodução / Diário Oficial da União
PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT