Morre patrulheiro que participou da 2ª turma no início da criação da GCM em Araras, SP

PUBLICIDADE

A Guarda Municipal foi fundada no ano de 1967 pelo ex-prefeito Ivan Estevam Zurita.

Faleceu nesta quinta-feira (12), o Guarda Civil Municipal aposentado, Antonio Moreira do Nascimento, aos 83 anos, ele que fez parte da turma segunda de 1.968, que participou do início da criação da Guarda Municipal em Araras (SP). Pai do subinspetor Nascimento, seu sepultamento está marcado para ás 13hs desta sexta-feira (13), no Cemitério Municipal local.

Sobre a história da Guarda Municipal

A Guarda Municipal foi fundada no ano de 1967 pelo ex-prefeito Ivan Estevam Zurita. Foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens, subordinados à Delegacia de Polícia. O objetivo da Guarda Municipal era preservar o patrimônio do Município, bem como auxiliar a Polícias Civil e Militar.

No dia 4 de agosto de 2014 foi sancionada a lei federal nº 13.022, o Estatuto Geral das Guardas Civis Municipais, que lhes concedeu o poder de polícia, regulamentando as atividades já exercidas. Nesta lei estão previstos os princípios de atuação das Guardas Civis Municipais, tais como a proteção dos direitos humanos fundamentais, a preservação da vida, o patrulhamento preventivo, o compromisso com a evolução social da comunidade e o uso progressivo da força.

A Guarda Civil Municipal zela pela segurança do cidadão ararense e pelos serviços e bens públicos diuturnamente, atuando na prevenção a crimes e violências, por meio do patrulhamento preventivo.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT