Vítima é Laura Oliveira Straccialano, que completaria 19 anos nesta terça-feira (9).
A morte de uma jovem por suspeita de dengue está sendo investigada em Campinas (SP). A vítima é Laura Oliveira Straccialano, que completaria 19 anos nesta terça-feira (9). De acordo com a prefeitura, o caso está sob investigação pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) e os exames em análise no Instituto Adolfo Lutz.
Se confirmado, este será o primeiro óbito pela doença na cidade desde 2015. Na epidemia daquele ano, 65 mil pessoas foram infectadas e a cidade contabilizou 22 mortes.
O último balanço divulgado pelo município, no dia 8 de abril, aponta 2.048 casos confirmados da doença, e outros 2.417 em investigação.
A prefeitura alerta para que as pessoas eliminem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e recomenda procura por unidades básicas de saúde (UBSs) diante dos sintomas, incluindo febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas, vômito ou diarreia.
Prevenção
No início de março, a Prefeitura de Campinas divulgou medidas e cuidados para a população evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue:
- Evitar acúmulo de água em latas, pneus e outros objetos;
- Vasos de flores devem ter a água trocada a cada dois dias;
- As caixas d’água e outros recipientes usados para armazenar o líquido devem ser vedados;
- Vasos sanitários inutilizados devem permanecer fechados.