Morte de menino de 8 anos picado por escorpião levanta alerta sobre primeiros socorros

PUBLICIDADE

Manter os locais próximos da sua casa limpos é uma importante forma de prevenção.

Um menino de oito anos morreu, nesta terça-feira, 1º, dois dias após ter sido picado por um escorpião, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A criança foi ferida no pé pelo aracnídeo quando ajudava a tia a retirar o entulho de um terreno onde seria erguido um barraco, no Jardim Salgado Filho.

O número de mortes por acidentes com escorpião quase triplicou no Estado de São Paulo em 2017, em comparação com 2016, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 29 óbitos no ano passado, contra 10 do ano anterior. Em todo o Estado, foram registrados 2 288 ataques por escorpiões, conforme o Ministério.

O caso alerta para a importância dos cuidados em áreas de risco e primeiros socorros, que podem ser decisivos para salvar vidas.

Como é a picada?

A dor é intensa, irradia pelo membro afetado provocando sensação de queimação, agulhada e latejamento e o local fica inchado e avermelhado.

O veneno injetado pelo escorpião pode matar adultos também. Contudo, em crianças, ele costuma ser mais grave. A maioria das picadas (65%) acontece nas mãos ou nos antebraços.

Sintomas

Outros sintomas costumam aparecer duas a três após o ataque. São eles: febre, suor constante e abundante, náusea, vômito, salivação excessiva, dor abdominal, diarreia, arritmia cardíaca, alteração na pressão sanguínea, alterações respiratórias, agitação, sonolência e confusão mental.

A principal causa de morte é em decorrência do acúmulo de fluidos no pulmão que acontece após o veneno injetado pela picada provocar alterações respiratórias.

O que fazer?

Ao ser picado, a recomendação é fazer compressas mornas no local e tomar analgésicos para aliviar a dor enquanto a pessoa é encaminhada para um serviço de saúde. É indispensável procurar atendimento médico para que o especialista avalie se a vítima precisará ou não receber soro para tratamento.

Este soro é disponibilizado gratuitamente em todo o Brasil. No site da Secretaria de Estado da Saúde de cada estado é possível encontrais os locais em que o soro está disponível.

É grave?

Quando a vítima é socorrida rapidamente, são grandes as chances de melhora. De acordo com especialistas da Unesp, a gravidade do envenenamento depende da dose de veneno injetado e também da espécie do escorpião.

O veneno do escorpião amarelo é o mais potente do Brasil e da América do Sul.

Crianças frequentemente brincam próximo a refúgios de escorpiões e acabam sendo picadas ao seu aproximarem pois desconhecem os riscos. Porém, escorpiões também podem entrar em casas por meio da rede de esgoto e se alojarem em sapatos. Nestes casos, eles costumam picar a vítima enquanto ela calça o calçado.

Como se prevenir

Os escorpiões são animais de hábitos noturnos e por isso passam a maior parte do tempo se escondendo da luz, principalmente em lugares com grilos, baratas, cupins e invertebrados em geral, que são suas presas.

Geralmente, eles ficam próximos a troncos caídos e tocas abandonadas, cupinzeiros e embaixo de pedras. Na cidade, eles podem ser encontrados em entulhos, lixões e redes de água e esgoto.

Manter os locais próximos da sua casa limpos é uma importante forma de prevenção. Além disso, olhe sempre seus sapatos antes de calçá-los, use luvas de couro para mexer em entulhos e não deixe a grama alta.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT