Mortes Ignoradas: 8 policiais todos os meses cometem suicídio no Brasil

PUBLICIDADE

Outro dado que chama atenção no relatório é que 32% dos policiais mortos foram vítimas de latrocínio.

Oito policiais todos os meses cometem suicídio no Brasil. Dados são da 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra a triste realidade dos policiais civis e militares do Brasil.

Em 2018, 343 policiais civis e militares foram assassinados em 2018, no Brasil. Em 75% dos casos, os assassinatos ocorreram quando os profissionais estavam fora de serviço.

O estudo também aponta que a violência à qual os policiais estão permanentemente expostos, o estresse psicológico e o acesso a armas têm causado graves efeitos: 104 policiais cometeram suicídio no ano passado. Esse número é maior do que o de policiais que foram mortos durante o horário de trabalho (87 casos). Uma média de 8 policias todos os meses que tiram a própria vida.

Outro dado que chama atenção no relatório é que 32% dos policiais mortos foram vítimas de latrocínio (roubo seguido de morte). Entre os policiais mortos, 65,5% tinham entre 30 e 49 anos de idade e 97% eram do sexo masculino.

O Anuário registrou também um aumento de 19,6% no número de mortes decorrentes de intervenções policiais. No total, 6.220 mortes foram provocadas pelas polícias, com uma média de 17 pessoas mortas por dia. 99,3% das vítimas eram homens, 77,9% tinham entre 15 e 29 anos, e 75,4% negros.

Os policiais negros também são os que mais morrem. O Anuário Brasileiro de Segurança 2019 revelou que mais da metade dos policiais assassinados no Brasil em 2018 (51,7%) eram negros.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT