PUBLICIDADE
A carreta ficará na cidade até dia 23 de março, e atenderá de segunda a sábado.
A carreta do programa Mulheres de Peito, que oferece mamografias prioritariamente a mulheres acima de 50 anos, chegou a Araras (SP) neste domingo (vídeo abaixo), dia 15 de março, e começa a prestar atendimento já nesta segunda, dia 16. O vereador Felipe Beloto (PL) foi quem pleiteou a inclusão do município no itinerário da carreta, pedido feito ao deputado estadual Agente Federal Danilo Balas (PSL).
A vinda do veículo foi pelo governo estadual, criador do programa, visa ampliar o acesso ao principal exame de imagem que ajuda na detecção e prevenção do câncer de mama, que está entre as principais causas de mortes entre as mulheres.
A carreta ficará na cidade até dia 23 de março, e atenderá de segunda a sábado, com a seguinte programação: de segunda a sexta-feira, 50 senhas serão distribuídas para atendimentos da 8h às 18h. Já no sábado, serão distribuídas mais 25 senhas para atendimento das 8h às 13h.
Segundo essa programação divulgada pelo governo estadual para a Secretaria Municipal de Saúde, a carreta deverá garantir a realização de até 350 mamografias no período em que ficar estacionada em Araras. O local em princípio escolhido pela Prefeitura seria a praça Roberto Mercatelli, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Nelson Rüegger.
O prefeito Junior Franco, acompanhado de seu vice Carleto Denardi, estiveram acompanhando a chegada e estrutura da carreta juntamente com o deputado estadual Danilo Balas.
Mulheres acima de 50 anos não precisam de pedido médico
Ainda conforme as informações repassadas pelo governo estadual, mulheres acima de 50 anos nem precisam de pedido médico para fazer a mamografia. Bastará retirar a senha, munidas de RG e Cartão SUS.
Já mulheres de 35 a 49 anos precisarão apresentar pedido médico que já tiverem em mãos para realizar o exame, além do RG e do Cartão SUS.
Mais informações sobre o atendimento deverão ser divulgadas pela Prefeitura, que atuará como parceira da ação, fornecendo itens de estrutura para o funcionamento da carreta – energia elétrica, pontos de água e apoio logístico.
Homenagem diferente e importante
Para o vereador Felipe Beloto, que comemorou muito a notícia da chegada da carreta, a oferta de exames de mamografia por meio desse programa estadual será uma forma muito diferente e especial de homenagear as mulheres, em seu mês temático, já que 8 de março foi o Dia Internacional da Mulher.
“Eu considero uma homenagem muito importante, sem desmerecer as outras que foram ou serão prestadas. Mas essa, de disponibilizar um exame tão importante de modo ágil e acessível, é uma homenagem extremamente bem vinda, pois demonstra respeito à saúde das mulheres ararenses”, diz ele.
Além disso, segundo Beloto, a oferta extra das mamografias pode ajudar a Secretaria Municipal de Saúde a aliviar eventuais demandas reprimidas. “Sempre há grande procura por mamografias. É um exame muito requisitado pelos médicos, na prevenção ao câncer de mama. Então, tudo o que vier, é bem vindo para agilizar o atendimento às mulheres”, opina ele.
Todos os estudos divulgados no Brasil e no mundo, bem como de acordo com consenso de especialistas, o câncer de mama tem mais chances de cura na medida em que é detectado o mais precocemente possível.
PUBLICIDADE