As autoridades do estado de SP disseram que a orientação vale para as famílias que têm condições de ficar com a criança em casa, o conselho não vale para quem precisa deixá-la com os avós – que são os mais vulneráveis à doença.
Nesta sexta-feira, 13 de março, o Governo de São Paulo se pronunciou sobre o novo quadro do coronavírus no Brasil que já tem mais de 90 pessoas infectadas pela doença. De acordo com o governador da cidade, João Dória, o estado começará a fechar gradativamente as escolas. O primeiro passo foi direcionado aos pais:
“A partir da próxima segunda-feira qualquer aluno que puder não frequentar a escola, não frequente, desde que a solução da família não seja deixar essa criança com os avós. A medida vale até a próxima semana quando haverá uma nova coletiva para explicar os próximos passos”, orienta Bruno Caetano, secretário de educação do Estado. Embora esta seja a orientação, as atividades escolares não serão canceladas.
Cuidado com os avós
De acordo com o Dr Gerson Salvador, infectologista e pai de Lucas e Laura, você não deve deixar o seu filho com os avós, pois os idosos são os mais severamente afetados pela doença. Embora, as crianças possam não apresentar sintomas, elas ainda conseguem transmitir o vírus.
Como prevenir
A transmissão do coronavírus é feita através da mucosa oral, do nariz e dos olhos. Por isso, os especialistas recomendam os mesmos cuidados tomados com doenças respiratórias para evitar o contágio pelo vírus: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.
Confira mais dicas da Sociedade Brasileira de Infectologia para reduzir o risco de infecção: Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar; Usar lenço descartável para higiene nasal; Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; Evitar tocar nas mucosas dos olhos; Higienizar as mãos após tossir ou espirrar; Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; Manter os ambientes bem ventilados; Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações; Sono em dia: criar uma rotina e respeitar o corpo é fundamental para fortalecer o organismo.
Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br