Nas férias, aproveite para higienizar os brinquedos das crianças

PUBLICIDADE

É importante lembrar de limpar os brinquedos a cada 15 dias, para evitar complicações relacionadas à saúde dos pequenos.

Os brinquedos infantis estão sempre propensos a sujeiras e bactérias, afinal, ficam para lá e para cá, seja no chão, no carro, na escola ou no jardim. Este ciclo pode trazer riscos para as crianças, que não diferenciam os objetos limpos ou sujos e acabam suscetíveis à doenças e infecções.

Por isso, é importante lembrar de higienizar os brinquedos a cada 15 dias, evitando complicações para a saúde. “A limpeza dos itens infantis é fundamental para que a brincadeira seja segura e saudável, além de aumentar a vida útil dos brinquedos. Cada tipo de material merece um cuidado diferente”, ensina a dona de casa Marieta Silva.

Uma boa dica é convidar a criança para participar da higienização, assim, é possível ensinar sobre a necessidade de cuidar dos próprios pertences.

“Antes de mais nada, é preciso que o produto respeite regras básicas de segurança. Dessa forma é possível comprar o brinquedo dos sonhos das crianças sem colocar a saúde em risco”, afirma Sérgio Sarrubo, diretor do hospital estadual Darcy Vargas.

Confira como higienizar os diferentes tipos de materiais:

Plástico ou borracha

Coloque os brinquedos de molho em água morna com vinagre ou detergente. Em seguida esfregue a sujeira.

Brinquedos com apito (exceto eletrônicos)

Lave com um pouco de água e sabão. Não os coloque de molho ou em água corrente, porque podem parar de fazer barulho.

Metal

É preciso ter cuidado em não deixar a peça úmida, pois ela pode enferrujar. Para limpar, utilize pano com álcool, para que a umidade evapore mais rápido.

Brinquedos de banho

Para evitar mofo e fungos, após o banho, seque os brinquedos cautelosamente e tire-os do banheiro, pois o ambiente continua úmido por muito tempo.

EVA

Utilize um pano umedecido em água ou álcool. É preciso secar bem, de preferência ao sol, para evitar manchas e fungos.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT