Nota Oficial – Secretaria Municipal de Saúde continua aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz de casos suspeitos de coronavírus em Araras, SP

30 de enero 2020rSubsecretaria Paula Daza, visitando laboratorio de ispch que cuenta con nueva tŽcnica de PCR para confirmaci—n diagn—stica de nuevo coronavirus r Fotos: Alejandra De Lucca V. / Minsal 2020
PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal também adquiriu testes rápidos para serem utilizados na cidade e agilizar o diagnóstico de casos.

Em Nota Oficial divulgada na tarde desta segunda-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde reforça que continua aguardando resultados do Instituto Adolfo Lutz (IAL) para diagnóstico de casos suspeitos de coronavírus (covid-19) em Araras (SP). O prazo para emissão dos laudos depende EXCLUSIVAMENTE do IAL, órgão oficial credenciado para realizar análises infectocontagiosas encaminhadas pela rede pública do Estado de São Paulo.

Segundo a assessoria do Instituto, são recebidas, por dia, 1,2 mil amostras para serem analisadas de todos os municípios paulistas e são processados “prioritariamente os casos graves e óbitos, conforme definido pelo Centro de Contingência de SP”.

Diante do aumento da demanda, o IAL não divulga mais previsões sobre o tempo para conclusão dos laudos – até então, o prazo informado era de até 15 dias. Ainda de acordo com o Instituto Adolfo Lutz, “a Secretaria de Estado da Saúde está ampliando a rede de diagnóstico e adquirindo insumos extras para a detecção de covid-19.

A pasta estadual já adquiriu 60 mil testes extras para suporte do Instituto Adolfo Lutz, importados dos Estados Unidos. O Ministério da Saúde também envia testes aos Estados”.

A Prefeitura Municipal também adquiriu testes rápidos para serem utilizados na cidade e agilizar o diagnóstico de casos. A previsão é que o material, que é importado, chegue nas próximas semanas.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT