Etiquetas terão um QRCode para acessar a base de produtos registrados.
Os índices atualizados têm o objetivo de tornar a classificação de eficiência energética mais precisa. Com a nova certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a etiqueta de aparelhos como o ar-condicionado estão em transição.
A partir de 1° de janeiro de 2023, Todos os aparelhos fabricados ou importados deverão respeitar os novos índices do Inmetro. Os produtos com os Selos antigos do Inmetro ainda poderão ser comercializados por varejistas até 30 de junho de 2024.
Os prazos foram determinados pela Portaria Inmetro nº 269, de 2021. A nova etiqueta calcula o consumo de energia do condicionador de ar no ano inteiro e leva em consideração o hábito de consumo do brasileiro ao longo do ano.
Na tabela será mais fácil identificar a eficiência dos produtos com compressor do tipo Inverter, por sinal somente modelos com a tecnologia Inverter são classificados com o selo A.
As novas etiquetas terão um QRCode para acessar a base de produtos registrados no Inmetro. Assim, o consumidor pode consultar e comparar com a eficiência energéticados itens.
Lista de Aparelhos com a Nova Etiqueta do Inmetro
Algumas marcas optaram por adiantar o processo e o Inmetro já possui uma lista de aparelhos adequados aos novos índices. A nova lista contém aparelhos das marcas Daikin, Electrolux, Elgin, Gree, LG e Springer Midea.
Os aparelhos que já usam a nova etiqueta estão listados na Tabela “índices novos (IDRS)”. Clique aqui para baixar a lista com a nova certificação do Inmetro para ar-condicionado.