Antes a sede estava situada no município de Rio Claro (SP).
A nova sede da 2ª Companhia do 5º Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo foi inaugurada na tarde de quinta-feira (13) na cidade de Piracicaba (SP), em um prédio da prefeitura municipal que fica no Parque Municipal Chico Mendes, próximo à rodovia Geraldo de Barros (SP-304). Antes a sede estava situada no município de Rio Claro (SP).
A inauguração contou com a presença do Coronel PM Willians de Cerqueira Leite Martins (Comandante do CPI-9), do Tenente-coronel PM Ênio Antônio de Almeida (Comandante do 5° BPAmb), do Prefeito Luciano Santos Tavares de Almeida Almeida, além de diversas autoridades civis e militares.
A então 2ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, está hoje fixada em instalações de qualidade, fruto da persistência do seu Comandante Capitão PM Ilgges e de sua valorosa equipe, contando com o apoio incondicional do Comandante do 5° Batalhão de Polícia Ambiental, por acreditar que a sociedade ganha muito com a fixação deste braço de defesa do meio ambiente no importante município de Piracicaba.
“Agradecemos imensamente o acolhimento do povo piracicabano, representado aqui pelo pelo prefeito municipal, senhor Luciano Santos Tavares de Almeida e toda sua equipe de secretários e colaboradores, pela parceria junto ao Governo do Estado de São Paulo, que viabilizou a criação desta notável sede de Polícia Ambiental que se concretiza neste momento”, disse capitão Ilgges.
Plantio de Árvore símbolo do 5° Batalhão de Polícia Ambiental
Foi escolhida para plantio neste momento, uma muda do imponente Jequitibá Branco, árvore símbolo do Estado de São Paulo e inserida majestosamente no brasão do 5º BPAmb. Seu nome tem origem proveniente do Tupi, estando na lista de espécies ameaçadas de extinção neste Estado. Suas raízes, além de se assemelharem à da mitológica árvore da vida, e sua compleição retrata a árvore bíblica central do Jardim do Éden, que possui inúmeros significados positivos como o ciclo da vida, a força e a capacidade de vencer desafios.
Para o ato, o Tenente-coronel PM Enio Antonio de Almeida, Comandante da 5° Batalhão de Polícia Ambiental, convida o Luciano Santos Tavares de Almeida, prefeito municipal de Piracicaba. Nada importa se não para a continuidade eterna da vida e suas gerações, sendo assim, foram convidadas a senhora Maria Helena Spatti da Silva e pequena Alice Corrêa Silva, de 5 anos, respectivamente mãe e filha do Capitão PM Helington Ilgges da Silva, para depositarem um punhado de solo e fazem a primeira rega à jovem árvore, como emblema da esperança e cuidado que devemos ter ao Meio Ambiente.
2ª COMPANHIA — À 2ª Companhia de Polícia Ambiental cumpre a cobertura de mais de 17.500 km quadrados de área e o atendimento direto à uma população estimada em mais de 2 milhões de habitantes. Suas matas possuem as diversidades dos Biomas Atlântico e Cerrado. É banhada por flumens de imenso valor para o Estado e para o sudeste brasileiro, como o Rio Piracicaba, o Mogi Guaçu e o Rio Pardo. Completam a riqueza hídrica regional, as represas de Santa Maria da Serra e da Graminha.
Para proteger tamanha riqueza, a 2ª Companhia de Polícia Ambiental dispõe dos serviços de valorosos homens e mulheres policiais militares ambientais, que dedicam suas vidas em prol do povo paulista e brasileiro, em rigorosa observação aos seus juramentos de devotarem-se integralmente ao serviço da pátria e defesa da honra, da integridade e das instituições.
Além de Piracicaba, também compõe a 2ª Companhia os municípios de: (1º Pelotão) Araras, Artur Nogueira, Conchal, Cordeirópolis, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Itapira, Leme, Limeira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Santa Cruz das Palmeiras. (2º Pelotão) Aguaí, Caconde, Casa Branca, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba, Vargem Grande do Sul e Águas da Prata. (3º Pelotão) Analândia, Águas de São Pedro, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Mombuca, Piracicaba, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.
Confira, abaixo, fotos da inauguração