Número de acidentes de trânsito registra queda no primeiro quadrimestre de 2023 em Araras, SP

PUBLICIDADE

A cidade de Araras (SP) registrou queda no número de acidentes de trânsito no primeiro quadrimestre de 2023. De acordo com levantamento feito pelo site Repórter Beto Ribeiro com base nos dados da Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), no período, um total de 164 casos foram computados, quase 3% menos do que o divulgado no mesmo período de 2022 que foi registrado 169 casos. Nenhuma morte foi registrada nesse período.

O vendedor Antonio Carlos Martins (Carlão), morador da região leste da cidade, relata que sofreu recentemente uma colisão na Avenida Dona Renata.  “Eu estava no assento de passageiro. Um carro tentou desviar de um caminhão, não deu seta e acabou acertando a lateral do carro. Foi um susto grande mas ainda bem que ninguém se machucou.”

Ele conta que dirigir com paciência, respeitar a sinalização e ter empatia são medidas que todo motorista deve tomar e que ajudariam muito a tornar o trânsito um lugar melhor. “As medidas do próprio condutor são as mais simples possíveis. Atenção total ao dirigir e a conscientização de que o tempo não vale mais do que a vida. Se a pessoa mantiver a calma, em uma consciência cidadã de que ela já está em um carro ou uma moto, ela já está ganhando tempo em relação ao pedestre, em relação ao ciclista, em relação a quem está no transporte público.”

A experiência do pizzaiolo Marcos Perin, de 32 anos, é parecida. Ele conta como sofreu um acidente com sua moto na Avenida Ângelo Franzini (antiga Avenida Limeira) enquanto ia para o trabalho. “Um carro cortou a preferencial na rotatória e me derrubou, não foi uma batida muito forte mas senti muita dor e machuquei minha perna, as pessoas que passavam pela rua vieram me ajudar. Acertei o prejuízo com o motorista do carro, mas tive que ficar afastado do trabalho por duas semanas. Meu patrão quem não gostou muito, mas…..”

MAIO AMARELO – Para minimizar casos como os compartilhados por Monteiro e Martinz, maio marca um movimento internacional de conscientização para redução dos acidentes de trânsito. A campanha Maio Amarelo completa dez anos e tem como objetivo chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, além de colocar em evidência o tema da segurança nas ruas.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT