Segundo a pesquisadora do Cepagri, da Unicamp, fenômeno incomum está associado a tempestades.
Uma nuvem em formato de arco chamou a atenção dos moradores de Campinas (SP) na tarde desta quarta-feira (27), na região do Aeroporto Internacional de Viracopos. O fenômeno foi classificado como “incomum” pela meteorologista Ana Ávila, da Unicamp.
Segundo o despachante aduaneiro Eduardo Matias, que registrou o fenômeno por volta das 16h, a nuvem “parecia uma onda gigante”. Durante a passagem pela região, Matias não presenciou a chuva, mas afirmou que a nuvem “se deslocava rapidamente”.
Ávila, que é pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), explicou que o fenômeno está associado a tempestades e se trata de uma “nuvem prateleira ou nuvem arco”. Segundo a pesquisadora, a nuvem “marca a fronteira entre o ar frio que está descendo junto com a tempestade, com a chuva e o ar quente do ambiente”.
A assessoria de Viracopos informou que a nuvem não prejudicou o funcionamento do aeroporto, que segue normal até o momento desta publicação.
Chuva e vento forte
A chuva que atingiu Campinas no final da tarde desta quarta (27) veio acompanhada de ventos fortes – a medição do Cepagri apontou máxima de 83,7 km/h às 17h20.
A Defesa Civil informou que a região Sul contabilizou 13mm de chuva e houve um registro de ocorrência, com a queda de uma árvore entre na Rua Francisco Xavier de Sousa Júnior, no Jardim Paineiras, sem vítimas.
VEJA TAMBÉM: Pai de santo denuncia protetora após pedir para adotar gatos e mulher postar que ‘ele mexe com magia pesada’