As grandes manifestações populares, ou protestos organizados, tem aumentado cada vez mais ao redor do mundo.
Apesar do fenômeno ter sido percebido de forma mais intensa no Brasil nos últimos anos, esse processo não é exclusivo do país. Muitos outros locais se encontram inflamados de pequenos e grandes grupos, que ocupam ruas, prédios governamentais, pontos de grande imporância para a cidade, para dar voz às suas dores.
Com os últimos resultados de eleições, além de certos cenários políticos e econômicos em vários lugares como Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, as pessoas se mostram mais insatisfeitas com os contextos, e mais inflamadas a se organizarem e irem para as ruas protestar. É uma busca por medidas drásticas para solucionar problemas recorrentes e evitar problemas novos.
No cenário atual do Brasil, muitas dos protestos organizados que vêm ocorrendo são referentes a questões políticas e sociais, na luta a favor da liberdade de expressão e direitos, e por políticas mais inclusivas. Os movimentos no Brasil não eram tão frequentes, mas começaram a aumentar mais a partir de 2013, com as grandes manifestações que levaram milhões de brasileiros às ruas e criaram o movimento “vem pra rua”.
No caso do Reino Unido, por exemplo, as manifestações são mais focadas no processo do Brexit. Apesar de já ter sido votado, o movimento de saída do Reino Unido da União Europeia ainda gera muita polêmica no país, e as manifestações contrárias ao movimento seguem firmes e fortes na tentativa de convocarem uma nova votação. Depois do escândalo envolvendo venda de dados de usuários do Facebook reaqueceu a discussão.
Chile, Barcelona, Irã são outros exemplos de locais que estão no pico de organizações e protestos de rua, em busca de melhores condições de trabalho, reformas e ajustes nos preços. São casos que começaram de forma organizada e mais pacífica, mas acabaram tomando grandes proporções. No Chile foi inclusive determinado toque de recolher, devido aos transtornos causados pelos manifestantes durante os últimos meses.
Um outro tema que movimenta diversos grupos em todas as partes do mundo são as causas ambientais. É cada vez maior a demanda por medidas mais sustentáveis, não só de governantes, com políticas ambientais focadas em preservação, mas também da população. Diversos protestos são organizados em defesa do meio ambiente, com ativistas de todas as partes do mundo, inclusive celebridades.
Em geral, os temas são muito abrangentes, e pode-se dizer que estamos vivendo em um momento histórico em termos de mudanças na forma de se fazer e debater política. Por conta disso, pequenos grupos se organizam cada vez mais para se manifestar diante de questões que vão contra o interesse da sociedade como um todo, ou que não priorizam a maioria da população, em termos sociais e econômicos.
É importante que as pessoas tenham esse espaço para defender com liberdade as causas que consideram importantes e também de reivindicar seus direitos. Definitivamente ainda veremos muitos protestos no próximo ano, enquanto certos cenários políticos se desenrolam.