O dragão acordou

PUBLICIDADE

Índices de preços atingem maior patamar em cinco anos e refletem o que os consumidores já sentem no bolso: a inflação está de volta.

Um velho fantasma que parecia ter sumido há alguns anos agora volta a assombrar os brasileiros, trazendo uma insegurança para toda a população, especialmente na hora de ir às compras do dia a dia.

Nos últimos meses, a inflação vem subindo e só no mês de novembro ficou acima do esperado pelo mercado, com alta de 0,89% — ante 0,86% em outubro, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado foi o mais alto para o mês desde 2015 e ajudou a elevar ainda mais o acumulado dos últimos 12 meses: 4,31%, percentual que ultrapassa a meta de 4% estabelecida pelo governo.

Na lista, o que mais pesa nas contas do brasileiro foi alimentação, especialmente aquela feita dentro de casa, que disparou 21,13%. É a maior alta desde 2003, pressionada pelos produtos essenciais na mesa das pessoas como batata (acréscimo de 29,65%), tomate (18,45%), óleo de soja (9,24%), arroz (6,28%) e carnes (6%).

Fonte: https://istoe.com.br/o-dragao-acordou/?fbclid=IwAR1uGc1Xwsotlqrf9egDseVoPIEJ43wOymjCDE80t1jPVy4eHAdZKP6Feck

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT