A quarta geração de José Ometto está hoje no comando do grupo.
A história da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo está fortemente ligada às raízes do Grupo USJ e da família Ometto, quando Antônio e Caterina Ometto chegaram ao Brasil, vindos da Itália, em 1887. Seu filho José comprou a Fazenda S. João, em Araras, em 1935, e deu início ao negócio que, depois, transformou-se no que hoje é o Grupo USJ.
A quarta geração de José Ometto está hoje no comando do grupo, e o quadro de executivos é inteiramente formado por profissionais do mercado, de acordo com as melhores práticas de governança corporativa.
O Grupo USJ produz açúcares de diversas especificações, utilizados na indústria de alimentos e bebidas.
Açúcar VHP
Com baixo teor de umidade (0,10%), é ideal para exportação pela facilidade de transporte.
Açúcar Cristal Especial
Resultado da concentração do caldo da cana até o aparecimento dos cristais de açúcar, passa por uma série de processos até apresentar aparência de cristais brancos e regulares. É utilizado em bebidas carbonatadas, sucos de frutas, licores e sorvetes; doces, balas e chicletes; panificação em geral, biscoitos e bolos; refrescos em pó e gelatinas.
Açúcar Cristal Extra Fino
O açúcar extra fino é obtido pela moagem do açúcar cristal, aditivado com antiaglutinante para preservar por mais tempo as características e fluidez do produto. Ideal para uso em cremes e misturas rápidas com baixo teor de água.
Açúcar Cristal Granulometria Controlada
Seus cristais finos e regulares, com alto brilho, são ideais para elaboração de produtos que exijam açúcares finos e uniformes, como refrescos em pó, coberturas e acabamentos para gomas e confeitos.
Açúcar Cristal Alta Cor
Alimentos que realçam sabores naturais levam esse tipo de açúcar, como cereais matinais, doces e confeitos, biscoitos, bolos especiais e outros produtos de panificação.
O etanol produzido pelo Grupo USJ abastece veículos flex fuel no Brasil.
Álcool anidro Combustível automotivo, utilizado como aditivo à gasolina num percentual de até 25%, é composto por 99,3% de álcool e 0,7% de água.
Álcool hidratado Com percentual de 4% de água e 96% de álcool, é um combustível utilizado nos motores a álcool e nos carros com motores flex, que admitem tanto gasolina quanto álcool.
O bagaço resultante do processamento da cana-de-açúcar é totalmente reaproveitado nas usinas do Grupo USJ.
Utilizado como combustível nas caldeiras, fornece energia suficiente para alimentar todos os processos industriais, e o excedente é comercializado. Fonte de energia “limpa” por não ser combustível fóssil como o carvão, o óleo e o gás, o bagaço de cana é uma alternativa de geração de energia aliada à preservação do meio ambiente.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.
