Compre um imóvel por menos de R$ 100! Fundos imobiliários estão na moda

PUBLICIDADE

Investir em imóveis sempre esteve no coração dos brasileiros. Sempre que sobra o dinheiro, buscamos um terreno para comprar, um apartamento para ganhar com o aluguel. Os grandes problemas desse tipo de investimento são seu valor e sua baixa liquidez.

Um novo tipo de aplicação veio resolver esse problema e está se tornando cada vez mais popular entre os investidores: são os fundos de investimento imobiliário, os FIIs.

O que são esses fundos?

Usando os FIIs, você investe em imóveis por meio da Bolsa de Valores sem precisar ter muito dinheiro para isso. Para entender como esse investimento funciona, imagine que você quer comprar um imóvel grande, bastante luxuoso e cheio de facilidades. A ideia é colocar esse imóvel para alugar para boas empresas e assim receber um valor mensalmente.

O problema é que você não tem dinheiro suficiente para comprar esse prédio. Para resolver isso, chama outras pessoas para dividirem os custos de aquisição e manutenção do imóvel com você.

Todo o dinheiro que vocês receberem com o aluguel desse imóvel será dividido entre os sócios. Os fundos imobiliários funcionam exatamente dessa forma. Quando você compra uma cota de um FII, está comprando pedacinhos dos melhores imóveis do Brasil e vai recebendo aluguel todos os meses, sem imposto, na conta da sua corretora, de maneira proporcional à quantidade de cotas que você tem.

Diversos tipos de FII

Existem FIIs especializados em diversos setores: shoppings, universidades, hospitais, lajes corporativas, galpões logísticos e até cemitérios. É bem provável que você já tenha frequentado um imóvel que pertença a um FII, mesmo sem saber.

Os custos para investir em um fundo também os torna bastante convidativos. Algumas cotas custam menos de R$ 100 e várias corretoras de valores não cobram corretagem para esse tipo de investimento.

Na hora de fazer o seu investimento, é importante que você analise os imóveis do fundo. Onde eles estão localizados, qual é a ocupação do imóvel, quando vencem os contratos de locação. Essas informações são distribuídas publicamente em relatórios gerenciais dos fundos imobiliários.

Como ter mais informações

Para encontrar esses relatórios, basta você fazer uma pesquisa no Google com o nome do fundo acrescido de “relatório gerencial”. Por exemplo: “KNRI11 relatório gerencial” (KNRI11 é o código na Bolsa de um fundo imobiliário).

A grande vantagem dos FII está na rentabilidade e na liquidez deles. Os rendimentos que você recebe dos aluguéis dos imóveis são mensais e eles entram automaticamente na conta da sua corretora.

Se você deseja vender a cota do seu FII, basta fazer a oferta no Home Broker da sua corretora que em poucos minutos ela é executada, bem diferente de um imóvel físico, em que não é incomum que se demore anos para que você consiga encontrar um comprador.

É importante você saber que os FIIs são investimentos de renda variável, ou seja, é possível perder dinheiro se investir neles de forma incorreta. Por isso, estude bastante sobre o assunto antes de fazer um investimento nesses ativos.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT