Quem não se preveniu, se arrepende.
80% dos brasileiros não se preparam para aposentadoria, segundo pesquisa do SPC Brasil e CNDL. O número vem em um contexto de uma população em que a expectativa de vida tem aumentado. Janaina Vicentini Campos de 30 anos é uma das que até guarda um dinheiro, mas tem outras prioridades na frente.
Marcela Kawauti que é economista-chefe do SPC Brasil traz umas orientações. Uma delas a de que o dinheiro para o pós aposentadoria fique totalmente reservado só para este momento. Quem conseguir fazer isso, a dica até é procurar alguns fundos de investimentos.
Quem não se preveniu, se arrepende. É o caso de Julio Goulart. Aos 63 anos, ele já é aposentado, mas continua trabalhando.
47% dos entrevistados na pesquisa do SPC disseram a mesma coisa que Julio – não sobrar dinheiro para reservar para aposentadoria. A economista Marcela Kawauti, no entanto, destaca a importância de tentar priorizar isso, mesmo que pouco.
Dados do SPC apontam ainda que quem pensa na aposentadoria começa a fazer isso, por volta dos 28 anos. O ideal já reservar quando entra no mercado de trabalho.
Mesmo com reforma da Previdência e toda discussão em torno do assunto, não se percebe uma maior atenção dos brasileiros em guardar dinheiro, comparando dados históricos.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.