ONG abre inscrições para curso gratuito de programação

Young african male programmer writing program code sitting at the workplace with three monitors in the office. Image focused on the screen
PUBLICIDADE

O curso gratuito de programação da Recode tem como objetivo combater o desemprego no país, capacitando pessoas de baixa renda em uma das áreas que mais geram oportunidades de trabalho atualmente.

A ONG Recode está com inscrições abertas para a turma 2022 do Recode Pro, curso virtual e gratuito de formação de programadores. O curso é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social e será realizado de maio a dezembro, com quatro horas diárias de aula, de segunda a sexta-feira.

As inscrições estão abertas para pessoas das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Manaus. O curso busca atender pessoas com faixa etária entre 18 e 39 anos, com ensino médio completo e renda familiar per capita de até um salário mínimo.

A iniciativa tem o objetivo de enfrentar o cenário de desemprego do Brasil. Segundo o IBGE, o país registrou 13,5 milhões de desempregados no terceiro trimestre de 2021, e a renda média era de R$ 2.459.

Rodrigo Baggio, fundador e CEO da Recode, acrescenta que uma pesquisa da Universidade de Brasília mostrou que quase 50% das profissões existentes atualmente no Brasil podem ser substituídas por inteligência artificial, enquanto a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação estima que 421 mil novos postos de trabalho serão criados na área até 2024.

Segundo ele, a proposta do Recode Pro é transformar a tecnologia em um caminho para transformação social.

O Recode Pro tem demonstrado ser um sucesso no desenvolvimento de empregabilidade dos alunos. Para os alunos do ciclo de 2020, o curso atingiu 92% de empregabilidade. Seis meses após o término, a média salarial das pessoas que concluíram o primeiro ciclo era de R$ 4.985.

De 14 de janeiro e 6 de março, os candidatos participarão de um processo de qualificação que inclui 40 horas dos cursos online e um teste de raciocínio lógico. Aqueles com melhor desempenho poderão participar de um hackathon virtual. Os 420 melhores classificados do evento serão os selecionados para o Recode Pro.

O curso garante 40% das vagas para mulheres, e pessoas com identidades LGBTQIA+ terão preferência em caso de empate nas etapas classificatórias.

Para se inscrever, acesse o link.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT