Tecnologia que começou a ser instalada esta semana tem como objetivo evitar uso indevido do cartão por usuários que usufruem de algum tipo de benefício.
O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) iniciou a instalação de novos validadores de cartão com biometria facial nos ônibus da frota. O objetivo, segundo a autarquia, é evitar o uso indevido do cartão por usuários que usufruem de algum tipo de benefício.
O sistema será aplicado para os beneficiados com o vale-transporte empresarial, passe escolar e atleta, além de aposentados, deficientes físicos e funcionários públicos. Todos os usuários, exceto os que utilizam o vale-transporte comum, deverão fazer o recadastramento nos guichês do Terminal Urbano a partir de agosto. Após o início do recadastramento, o transporte público irá operar com os sistemas novo e antigo pelo prazo de 90 dias. Após o término desse período, os ônibus utilização apenas o modelo com biometria facial.
“O novo sistema irá ajudar a combater tanto a evasão de receita quanto o uso irregular do transporte público. Com isso, o uso só poderá ser realizado pelo titular por meio da identificação facial que foi cadastrada”, explicou o presidente do TCA, Élcio Rodrigues Júnior.
Para aquisição dos aparelhos foi aberta licitação pelo Setor de Compras do TCA e a vencedora foi a empresa DataProm, que opera em 60 cidades de 15 Estados. A tecnologia terá custo mensal de aproximadamente R$ 29 mil.
“Este novo aparelho, além de evitar fraudes pelos próprios usuários, irá nos auxiliar na recuperação de R$ 50 mil por mês. Também acabará com a burocracia no caso dos vales-transporte de empresas, que passarão a realizar a recarga dos cartões e cadastro dos funcionários”, finalizou Elcio.
Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!