No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer.
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Nesta quarta-feira (19), comemorado do “Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama”, a podóloga ararense Detty Silva, ressaltou que este assunto deveria ser tratado com a mesma e real importância durante o ano inteiro. Já que não é cabível que seja assim, então, outubro é o mês de informação, conscientização e apoio para com a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
Quais as melhores medidas preventivas visando evitar o câncer de mama?
É a prevenção primária, ao contrário da mamografia, que faz uma prevenção secundária de diagnóstico precoce. Então aqui estão três pontos que são muito importantes. Primeiro: atividade física, segundo o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O segundo: manter o peso na faixa ideal, que seria o índice de massa corpórea entre 25 e 30. O terceiro: uma dieta equilibrada.
O estilo de vida saudável faz toda a diferença na direção de minimizar os riscos das doenças, entre elas o câncer de mama. Por isso a SBM tem a campanha “Quanto antes, melhor”, pois quanto antes a mulher adotar essas medidas, melhor será a sua saúde.
Somem-se a esses fatores a visita regular ao especialista, pois o autoexame é importante para a mulher conhecer seu corpo, mas nada substitui o exame clínico realizado pelo mastologista.
Fonte: Agência Senado