Abertura da campanha acontece nesta terça-feira (1°), na Câmara Municipal de Araras, às 19h, e contará também com apresentação do Coral Alara.
A Prefeitura Municipal de Araras (SP) realiza durante todo o mês de outubro a Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A abertura da campanha acontece nesta terça-feira (1°), na Câmara Municipal de Araras, a partir das 19h, com apresentação do Coral Alara e palestra sobre o tema Prevenção do Câncer de Mama e de Colo de Útero: Um Compromisso de Todos Nós, com a enfermeira mestre Dulce Aparecida Siviero Franco.
Com programação que inclui unidades de saúde com funcionamento em horário estendido, corrida somente para mulheres, intensificação dos exames de mama e papanicolau, caminhada e palestras, a mobilização visa intensificar o atendimento às mulheres, além de divulgar informações relativas à doença. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a segunda maior causa de morte entre o público feminino no país.
As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, envolvendo equipes das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, com apoio da Alara (Associação Laço Rosa de Araras), Etec Prefeito Alberto Feres e Fundação Hermínio Ometto.
Outubro Rosa é uma campanha de conscientização destinada à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.
“Queremos incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o que contribuirá para um melhor resultado no tratamento das doenças. Por isso, investimos em ações que, além de trazer informações, efetivamente aumentam a realização desses exames, oferecendo, por exemplo, horário de funcionamento estendido nos postos”, explicou Rosemeire Perinotto, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.
Postos com funcionamento estendido
Para intensificar o atendimento às mulheres e realização dos exames de Papanicolau e de mama, o ESF Francisco Nicolla Cascelli, Centro de Saúde da Mulher, PAM Eva Costa Cruz, UBS José Fiori, PAM Antônio Carlos Fabrício e ESF Vital Pacífico Homem funcionarão em horário estendido, nos dias 3, 8, 10, 15, 17, 22, 24 e 29, das 16h às 20h.
“O objetivo é atender às mulheres que trabalham e não conseguem passar pelas unidades de saúde durante o horário comercial”, explicou Rosemeire.
Além disso, no dia 26, uma equipe da Fundação Hermínio Ometto realizará plantões na Praça Barão de Araras, encaminhando mulheres para realização de exames de mama e papanicolau no Centro de Saúde da Mulher. O setor funciona das 8h às 17h, na Rua dos Antúrios, s/n, Jardim Sobradinho.