Padre Leandro alvo de investigações por abuso sexual contra menores, grava vídeo dizendo que é tudo boato

PUBLICIDADE

Padre Pedro Leandro Ricardo está suspenso das funções de reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua “até que todas denúncias sejam esclarecidas”.


O padre Pedro Leandro Ricardo foi suspenso pela Diocese de Limeira (SP) das funções de reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua, em Americana (SP), durante as investigações policiais que apuram denúncias de abuso sexual contra menores. Em um vídeo, ele se defende dizendo que se afastou para cuidar da saúde, e que tudo isso é boato.

Assista o vídeo:

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), há, no momento, três inquéritos abertos que investigam o religioso nas cidades de Americana, Limeira e Araras (SP). “Mais detalhes não podem ser divulgados pois o inquérito está sob segredo de Justiça”, diz a pasta.

De acordo com o Ministério Público (MP) de Americana, as investigações tiveram início após denúncias serem levadas à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para uma deputada estadual.

O documento recebido pela parlamentar contém acusações de abuso sexual contra o padre e de problemas administrativos, que envolveriam ainda o bispo Dom Vilson Dias de Oliveira – o bisco, ainda, teria acobertado os casos de abuso de menores. O documento acabou encaminhado ao MP, que confirma a solicitação à Polícia Civil pela abertura dos inquéritos.

Em nota, a Diocese destaca que as acusações sobre Dom Vilson “são apontamentos que não condizem com a verdade e que todas as questões já estão sendo esclarecidas ao Ministério Público do Estado de São Paulo” e destaca que o religioso suspendeu o padre no dia 27 de janeiro até que as denúncias contra ele sejam esclarecidas.

Veja a nota na íntegra:

“Enquanto as investigações são conduzidas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, que tramitam em segredo de justiça, Dom Vilson já suspendeu de Ordem o padre Leandro, no dia 27 de janeiro, através do Decreto de Suspensão de Ordens (AD CAUTELAM), estando o referido religioso temporariamente afastado da função de reitor e pároco da Basílica Santo Antônio de Pádua, de Americana, até que todas as denúncias sejam esclarecidas, conforme observância do Código de Direito Canônico;

Já existe uma investigação interna na Diocese de Limeira para apuração de qualquer denúncia, seja jurídica ou canônica;

Sobre as acusações que recaem sobre sua pessoa, Dom Vilson diz que são apontamentos que não condizem com a verdade e que todas as questões já estão sendo esclarecidas ao Ministério Público do Estado de São Paulo;

Dom Vilson reitera sua posição de colaboração com a Justiça e informa, ainda, que não medirá esforços para que todas as verificações sejam conduzidas em relação as referidas denúncias;

O bispo de Limeira conclama todos os fiéis a se unirem em oração pelo bem da vida e da missão a Igreja que peregrina em Limeira.”

Nota da Basílica

No último domingo (27), a assessoria de imprensa da Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, onde o padre Pedro Leandro Ricardo atuava, emitiu nota defendendo o pároco das acusações.

“É imprescindível ressaltar que essas acusações foram feitas de maneira apócrifa com o único intuito de denegrir sua imagem e manchar os seus 19 anos dedicados à Igreja Católica.

Confiando plenamente na justiça de Deus e dos homens, Padre Leandro irá responder pronta e tranquilamente assim que lhe for solicitado.

Cabe salientar que o reitor da Basílica conta com apoio integral da comunidade, expresso em carta do Conselho de Pastoral, órgão representativo dos leigos e leigas da Igreja.”

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT