Vídeo gravado pelo padre Pedro Leandro Ricardo foi postado em rede social nesta quarta-feira (1). Oração não ocorreu, pois Diocese de Limeira (SP) proibiu.
O padre de Americana (SP) Pedro Leandro Ricardo, acusado por abusos sexuais contra crianças e adolescentes e afastado das funções pela Diocese de Limeira (SP), causou polêmica ao postar um vídeo em uma rede social nesta quarta-feira (1) fazendo um convite para uma oração durante a quarentena da Covid-19. Ele está suspenso pela Igreja desde janeiro de 2019.
Ricardo é investigado por crimes cometidos em Araras (SP), Limeira e Americana. Na imagem, ele aparece vestido como um padre e afirma que passaria a transmitir as orações a partir de 1 de julho. Após a divulgação do vídeo, a Diocese informou que entrou em contato com o padre e proibiu que ele fizesse a transmissão da oração, e ele não realizou o evento online.
Segundo o bispo Dom José Roberto Fortes Palau, da Diocese de Limeira, Ricardo pode ser punido caso publique o material nas redes sociais. O advogado do padre não quis comentar o vídeo.
Abuso contra coroinhas
O padre é alvo do Ministério Público (MP) em processos que apuram abuso sexual de coroinhas. Na época do afastamento dele, um representante do Vaticano esteve no Brasil e ouviu membros da Igreja e fiéis, para apurar as denúncias.
Já em março deste ano, a Justiça de Araras aceitou as denúncias do MP. Todos os processos correm em segredo de justiça.