Anúncio do elenco foi feito neste sábado. 30ª edição da encenação ocorre entre 14 e 21 de abril de 2019.
A Associação Cultural e Teatral Guarantã anunciou neste sábado (15) o elenco principal para a 30ª edição da Paixão de Cristo de Piracicaba (SP). Neste ano, dois atores vão interpretar Jesus e se revezarão entre os dias de encenação. É a primeira vez, segundo o diretor Marcos Thadeus, que um ator negro fará o papel de Jesus adulto.
Foram selecionados dois atores adultos para interpretar Jesus e duas atrizes para Maria. A associação formou duplas que se apresentarão em dias alternados da Paixão de Cristo, que ocorrerá entre 14 e 21 de abril.
“Nós vamos fazer um dia com um Jesus negro e outro com Jesus branco para mostrar toda a diversidade da nossa cultura”, afirma o diretor
Em pelo menos outras duas edições, segundo o diretor, atrizes negras interpretaram Maria, mas é a primeira vez que um negro fará Jesus. “Vamos colocar um protagonismo negro com Jesus, Maria, Maria Madalena”, explica Thadeus.
A encenação, segundo Thadeus, retratará a participação dos apóstolos na vida de Jesus Cristo. “Nós vamos fazer uma dramaturgia para contar a história e inserir desde o começo a entrada dos apóstolos na vida do Cristo. E também o papel do demônio, como que ele tanto age na vida das pessoas que estão em volta de Cristo”.
O elenco
Juntos, Giovani Bruno e Rosangela Pereira farão Jesus e Maria adultos. Na mesma montagem, Rafael Henrique será Jesus jovem e Leticia Acácio, Maria jovem.
Nos outros dias, Jesus adulto será Guilherme Quadrado e Maria adulta, Tânia Christofoletti, enquanto Jesus jovem será interpretado Lucas e Maria jovem, por Juliana Gerage. Já Leonardo Yuji fará a criança Jesus em todos os dias.
‘Extremamente importante’
Giovani Bruno, de 22 anos, já faz parte do grupo de atores da Paixão de Cristo de Piracicaba há nove anos. Na trajetória, fez Jesus Cristo criança, Judas, Satanás e outros personagens mais.
Este foi a terceira vez que se buscou interpretar Jesus adulto. “Agora está começando a cair a ficha e dar essa ansiedade, mas agora o momento é só de felicidade de ter conseguido”, contou, feliz, após o anúncio.
O jovem piracicabano participa de um coletivo chamado Peneiras, formado por atrizes e atores, que tem o objetivo de pesquisar a cultura e história negra.
“Eu me sinto muito honrado de poder ser esse Jesus. Eu acho necessário falar disso, porque a gente tem tanta coisa para falar atualmente. (…) E colocar um Jesus negro é falar sobre o negro”.
“Isso é muito gratificante dentro do meu campo de estudo”, completa o ator.
A encenação
Apesar do anúncio do elenco principal, ainda estão abertas as vagas para participação na encenação. Para colaborar, não é preciso experiência teatral. Menores de idade devem ir acompanhados por pais ou responsáveis.
“Os interessados em compor o elenco da Paixão de Cristo de Piracicaba devem comparecer no Engenho Central durante os ensaios dominicais. A participação é aberta à comunidade e não há limite de idade”.
Os ensaios começam a partir do dia 13 de janeiro de 2019, no Engenho Central, sempre aos domingos, das 15 às 18h.
O espetáculo, que se repete desde 1990 durante a Semana Santa, terá a direção geral de Marcos Thadeus, com assistência de Simone e Edvaldo Oliveira. A produção do espetáculo será feita por Anelisa Ferraz.
Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.