Palestra realizada a Casa da Memória Pedro Pessoto Filho marca início da programação que visa à quebra de tabus e a troca de informações sobre amamentação.
A Prefeitura de Araras, em parceria com a Câmara Municipal, lançou na última quinta-feira (1) a campanha Agosto Dourado. A abertura contou com palestra da enfermeira Bruna Collaço, criadora da Mãe Coruja Assessoria Materna, e aconteceu na Casa da Memória Pedro Pessoto Filho para profissionais da saúde e autoridades do município.
A iniciativa, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, visa empoderar mães e pais e favorecer a prática da amamentação, por meio do compartilhamento de informações e quebra de tabus. Para isso, durante todo o mês, serão realizadas palestras de promoção ao aleitamento materno, desenvolvidas pelas enfermeiras da rede municipal nas salas de espera das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nos PSFs (Programa Saúde da Família).
Os alunos da rede municipal e particular de ensino também realizarão atividades lúdicas sobre a importância do aleitamento materno e participarão de concurso de desenho sobre o tema. Além disso, atividades relacionadas à informação de profissionais da saúde, gestantes e mães que estejam amamentando também serão realizadas.
“O símbolo da campanha é um laço na cor dourada, que carrega vários significados: o laço é dourado porque o leite é o alimento padrão ouro para nutrição infantil, o lado direito simboliza a mãe e o esquerdo, o bebê e eles são simétricos por serem essenciais à amamentação. Já o nó no meio o laço simboliza o pai, a família e a sociedade, ou seja, todas as pessoas que oferecem suporte à mãe. As pontas do laço simbolizam o futuro, com o aleitamento materno exclusivo por seis meses e a amamentação continuada por dois anos ou mais”, explicou a odontopediatra da rede municipal de saúde, Renata Stefani Valio.
De acordo com ela, o principal objetivo da campanha é oferecer à população informações a respeito de como cada um desses fatores de apoio são importantes tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê.
“Queremos falar sobre como o aleitamento materno é importante tanto para a recuperação da mãe quanto para o desenvolvimento do bebê, visto que o leite materno é o alimento mais completo que existe, conscientizando a sociedade e quebrando tabus que ainda impedem algumas mulheres de viverem esse momento tão maravilhoso”, ressaltou Renata.
Siga Beto Ribeiro Repórter e FATOS POLICIAIS no facebook, e fique por dentro de todas as novidades!