Palestra sobre ortopedia veterinária reúne profissionais de toda região em Araras, SP

PUBLICIDADE

O evento fez parte do calendário do ciclo de palestras técnicas que a Associação dos Médicos Veterinários de Araras e Região (AMVAR) realiza todos os meses.

Cerca de 100 médicos veterinários de Araras (SP) e Região participaram nesta segunda-feira (23) da palestra ‘Ortopedia: Dobradinha de Conhecimentos’, proferida pela mestre em veterinária Katia Stracieri D’Oliveira, uma das principais autoridades do País na especialidade.

O diretor da AMVAR, Matheus Bortolansa fez a apresentação da palestrante, que durante duas horas, discorreu sobre técnicas de bandagens e manejo de fraturas abertas, que são processos muito comuns na rotina das clínicas veterinárias de todo o País.

O evento fez parte do calendário do ciclo de palestras técnicas que a Associação dos Médicos Veterinários de Araras e Região (AMVAR) realiza todos os meses, com o objetivo de promover a atualização profissional e troca de conhecimentos. Para outubro, a entidade vai prepara um simpósio sobre cardiologia veterinária.

Com quase 30 anos de formação, a professora Katia diz que tem um grande prazer em transmitir conhecimentos. “Acho que os melhores diagnósticos e resultados são alcançados pelos médicos veterinários que buscam capacitação permanente e estão mais preparados e informados para atender os pacientes, principalmente os politraumatizados”, disse.

Katia é graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Unesp Botucatu, em 1992. Mestrado em Cirurgia de Pequenos Animais pela USP, veterinária concursada no HOVET -USP. Ela também é docente em cursos de graduação e pós-graduação na área de cirurgia de pequenos animais.

Sobre os temas da palestra, Katia disse que, independente do veterinário ser especialista em ortopedia, ele vai deparar com essas duas situações rotineiramente. “Fazer o uso correto da bandagem para o tratamento de uma fratura ou o encaminhamento para uma cirurgia exige preparo e conhecimento para que ocorra a adequada evolução de cada caso”.  

Katia também valorizou as especializações da medicina veterinária, hoje uma exigência do mercado e também dos tutores dos pets. Ela lembrou que há poucos anos, o veterinário era apenas um clínico geral, do qual exigia-se um conhecimento básico de todas as áreas. “Ele até que cumpria bem seu papel, mas a evolução da medicina veterinária e a humanização dos nossos pets exigem que tenhamos uma especialidade para que possamos providenciar decisões mais objetivas e manobras assertiva, que fazem diferença na preservação da vida e tem papel fundamental para aliviar dores a melhorar a qualidade de vida do nossos animais”.

Mais informações: Dr. Valmir Basilio do Nascimento (19) 99785-2577

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT