Palestra sobre Rede de Proteção à Mulher no Teatro Nair Bello reúne mais de cinco cidades incluindo Araras, SP

PUBLICIDADE

O evento foi promovido pela prefeitura de Limeira (SP), por meio da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher Vítima de Violência, com apoio do Ceprosom e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil.

Na manhã desta quarta-feira (26), equipes da Guarda Civil Municipal de Araras (SP), composta pelo GCM Cristóvão e GCMF Paula da “Patrulha Maria da Penha”, CGMF Mayra do projeto “Anjos da Guarda” e GCM Anderson Siebert, da Divisão de Ensino. Estiveram participando da Palestra sobre Rede de Proteção à Mulher na cidade de Limeira (SP). O grupo estava acompanhado da vice-prefeita Anete Casagrande.

A secretária de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Elza Paulina de Souza, esteve em Limeira, na manhã desta quarta-feira (26), a convite da vice-prefeita Erika Tank, para ministrar uma palestra intitulada: “Segurança Pública no atendimento em rede de proteção à mulher”. Partiparam da abertura do evento, que ocorreu no Teatro Nair Bello, o prefeito Mario Botion, a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, a vereadora e Procuradora Especial da Mulher da Câmara Municipal, Mariana Calsa, a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Limeira, Evelyn Kafa Domiate, o comandante da Guarda Civil Municipal (CGM), André Hailer, e o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, capitão Herlon de Paula. O evento foi promovido pela prefeitura, por meio da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher Vítima de Violência, com apoio do Ceprosom e da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil.

Botion deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da iniciativa, que lotou o Nair Bello e atraiu representantes de vários municípios, como Araras, Amparo, Cerquilho, Porto Ferreira, Rafard, entre outros. O prefeito ressaltou a consistência da política pública voltada à proteção da mulher. “Nosso trabalho tem sido muito intenso nessa área, temos instrumentos para proteger e acolher as mulheres vítimas de violência”, frisou Botion.

Nesse sentido, Erika Tank relatou os avanços do município na área, sobretudo devido a programas como o Botão do Pânico e a Patrulha Maria da Penha, apresentados durante o período em que atuava como vereadora. A vice-prefeita também resgatou a história da abertura da DDM em Limeira – conquista intermediada pela mãe, já falecida, a ex-deputada estadual Elza Tank. “Limeira foi a terceira cidade do Estado a ter uma Delegacia de Defesa da Mulher”, disse.

A necessidade contínua de fortalecer o trabalho da Rede Elza Tank também foi observada pela vice-prefeita. Sobre essa questão, Erika Tank afirmou que alguns casos servem como “sentinela”, no sentido de alertar a equipe envolvida quanto a eventuais vulnerabilidades a serem solucionadas. Por outro lado, citou algumas ações recentes, como o Cartão Move Mulher, que prevê a concessão de passagens de ônibus gratuitas às mulheres vítimas de violência, para que elas tenham acesso a programas de apoio. “Todos esses programas fazem a diferença na vida de cada mulher”, comentou.

PALESTRANTE

Formada em Fisioterapia e Filosofia, Elza de Souza, é a primeira mulher e negra a ocupar o cargo de Comandante Geral da GCM da capital paulista. Ao longo de sua carreira, destacou-se em ações de enfrentamento à violência contra a mulher, compartilhadas durante a palestra. A comandante discorreu sobre as conquistas decorrentes da aprovação da Lei Maria da Penha, do papel da GCM na proteção à mulher, e ainda, da importância de ações como a Rede Elza Tank. “Apenas por meio de uma rede de apoio é que a mulher conseguirá quebrar o ciclo de violência”, enfatizou.

Também compareceram ao evento, as vereadoras Lu Bogo e Terezinha da Santa Casa, a coordenadora da Rede Elza Tank, Marina Alencar, os secretários André De Francesco (Educação), Marcela Siscão (Habitação), e Sérgio Moreira (Comunicação Social), e ainda, integrantes do Conseg e dos conselhos Estadual e Municipal da Condição Feminina.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT