Atualmente, a corporação conta com efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres.
A Guarda Civil Municipal de Araras (SP), entrou o mês de abril, prestando homenagens aos guardas civis Magrini, Lopes, Ficher, Anderson, Fernando, Luiz, Motta, Celso e Marcelo, que no dia 1º completaram 18 anos na corporação. E hoje estão completando 29 anos os patrulheiros Matiolli, Alencar, Reinaldo, Orlando, Nascimento, Sobrinho, Jamil, Soares e Fahl.
Todos os profissionais citados acima continuam na ativa, e prestando relevantes serviços como proteção necessária para um viver social pacífico e harmônico, tendo como princípios mínimos de atuação a proteção dos direitos humanos fundamentais do exercício da cidadania, das liberdades públicas, preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, patrulhamento preventivo, compromisso com a evolução social da comunidade. Atualmente, a corporação conta com efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres.
GCM de Araras
A Guarda Municipal foi fundada pelo então prefeito Ivan Estevam Zurita com o objetivo de cuidar do patrimônio público municipal e auxiliar a Polícia Militar, que, na época, possuía somente 13 policiais. A corporação de Araras foi a primeira Guarda Municipal armada do Estado de São Paulo e era composta por 30 homens subordinados à delegacia de polícia.
O objetivo constitucional da Guarda Municipal era proteger os usuários e servidores dos serviços públicos, bem como preservar o patrimônio do município, evitando conflitos e atos de vandalismo em praças, parques, escolas, centros de saúde e outros locais com grande concentração de pessoas, além de auxiliar as polícias Civil e Militar.
Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, assim como o Departamento de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento, Departamento de Vigilância Patrimonial, Divisão de Defesa Civil e o Departamento Municipal de Trânsito.