Peixes aparecem mortos na Represa Salto Grande em Americana, SP

PUBLICIDADE

De acordo com a CPFL Renováveis, que administra o manancial, a mortandade está relacionada à poluição lançada na represa.

A Represa Salto Grande, em Americana (SP), está com grande quantidade de peixes mortos boiando no leito do manancial. A mortandade preocupa pescadores que frequentam o local.

A represa está no centro da polêmica relacionada a retirada de aguapés. A CPFL Renováveis, responsável pela represa, defende a abertura de comportas para a retirada mais acelerada das plantas. O pedido inclusive já foi feito à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

No entanto, o Ministério Público pediu que o órgão estadual não autorize o início dos trabalhos por acreditar que a ação causaria danos ambientais e mortandade de peixes.

O trecho onde os peixes foram encontrados fica na altura da Associação do Soldado da Polícia Militar. Adilson Zanardi, que enviou as imagens, afirmou que os aguapés retiram o oxigênio da água e por isso causam o óbito dos peixes.

Respostas

A Prefeitura e a Polícia Ambiental de Americana afirmam que a responsabilidade neste tipo de ocorrência é da Cetesb. O órgão informou que, na sexta-feira (21), mas não havia peixes mortos. Já a CPFL Renováveis informou que a morte de peixes está relacionada à poluição lançada na represa.


Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

PUBLICIDADE
PLÍNIO DPVAT